Discussão parlamentar do pacote fiscal para habitação vai ser resumida a uma manhã por pedido de urgência associado.
Comentários: 0
Pacote fiscal para habitação
Getty images

Já há uma data para a votação do novo pacote fiscal do Governo de Montenegro, que inclui a redução do IVA para 6% na construção de casas e a simplificação dos licenciamentos urbanísticos, entre tantas outras medidas. A discussão e votação deste pacote fiscal no Parlamento está agendada para sexta-feira, dia 9 de janeiro de 2026, sem grande margem para debate entre cores políticas nesta fase.

Foi no dia 2 de dezembro que o Executivo da AD apresentou um ambicioso pacote fiscal com uma série de alterações ao nível do IRS, IVA e IMT, tendo em vista incentivar a colocação de mais casas para comprar e arrendar no país. Trata-se, na verdade, de um pedido de alteração legislativa que tem de passar pelo crivo da Assembleia da República, uma vez que as alterações de impostos são da sua competência. 

Agora, sabe-se discussão e votação do pacote fiscal em sede parlamentar estão agendadas para o mesmo dia (9 de janeiro), porque o Governo avançou com um pedido de urgência, tal como explicou Marina Gonçalves, ex-ministra da Habitação no Governo de Costa e atual deputada socialista, citada pelo Expresso. Se não houvesse este carácter de urgência, o pacote fiscal seria discutido e votado na especialidade e os partidos poderiam apresentar propostas de alteração.

Portanto, perante o carácter de urgência, a proposta de alteração legislativa relativa ao pacote fiscal para a habitação vai ser discutida e votada na manhã de 9 de janeiro. Para ser aprovada, o Governo precisa de apoio político porque não tem maioria parlamentar. E se a autorização legislativa obtiver luz verde, vai seguir tal como está para apreciação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Neste processo, os partidos com assento parlamentar só poderão voltar a discutir o pacote fiscal com o Governo após a respetiva proposta de autorização legislativa obtiver luz verde, o que permitirá ao Executivo de Montenegro avançar com várias alterações fiscais aos códigos do IVA e IRS, as quais depois também terão de ser votadas no Parlamento, escreve o mesmo jornal.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta