Comentários: 0
casas de fim-de-semana: jardim privado com vista para o tejo ao lado do castelo (fotos)

Em tempos, os grandes bancos dominavam as cidades norte-americanas, com os seus imponentes e sólidos edifícios, símbolo de poder e de dinheiro. Mas isso foi, de facto, há muito tempo. Agora, a crise levou a uma inesperada cura de humildade, com as históricas sucursais bancárias a sofrer uma triste transformação, convertendo-se em igrejas, lojas de bebidas e até restaurantes “tipo” McDonald’s.    

De Wall Street a Detroit, nada escapou à objetiva do fotógrafo nova-iorquino Michael Yahrenwald, que capturou, na sua coletânea “The People’s Trust” (“A Confiança do Povo”), a ironia que levou aqueles ostentosos edifícios a serem eles próprios vítimas do próprio sistema económico.  

“Antes, o dinheiro era algo local. Os bancos estavam espalhados por diferentes locais e erguiam enormes edifícios de pedra e arranha-céus de vidro”, contou Michael Yahrenwald, que passou três anos a fotografar este tipo de prédios na costa Este dos EUA. O artista comprovou com os próprios olhos a decadência na qual entraram estes templos do capitalismo. “Hoje a banca local já não existe e todos esses edifícios acabaram nas mãos de particulares e empresas, que os transformaram lojas de penhoras, restaurantes ou mesmo fábricas de perucas”, adiantou.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta