Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Portugal e Espanha entre os “motores de crescimento” da Zona Euro para 2014

Autor: Redação

Espanha, Portugal e Irlanda serão três dos motores de crescimento na Zona Euro durante este ano, diz o último relatório publicado pela consultora norte-americana JP Morgan. As reformas estruturais para aumentar a flexibilidade e a competitividade empresarial são apontadas como duas chaves fundamentais para este impulso na economia que, acredita a entidade, será de longa duração.

Quantos às melhorias na Zona Euro, a JP Morgan aplaude a recuperação da procura interna em Espanha e na Irlanda, apoiada por idicadores como a confiança do consumidor e a atividade do setor de serviços, e condena França e a “falta de reformas decisivas” em Itália, onde, diz, se mantém um clima de incerteza política.

A JP Morgan espera que Portugal e Espanha continuem a melhorar o mercado laboral, destacando as reformas já realizadas bem como os incentivos a empreendedores como boas bases para continuar no bom caminho. No entanto, e apesar dos sinais positivos, a consultora norte-americana lembra que sobre Espanha ainda paira uma forte ameaça provocada pelas altas taxas de desemprego e que em Portugal as sentenças do Tribunal Constitucional podem representar um risco para o trabalho desenvolvido pelo Governo para atingir as metas fiscais.