Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Little Island: o novo parque flutuante sobre túlipas em Nova Iorque

Foi inaugurado a 21 de maio deste ano e conta com vários espetáculos até setembro.

Little Island em Nova Iorque
Heatherwick Studio
Autor: Redação

Já foi inaugurada a Little Island, a pequena ilha artificial sobre as águas do rio Hudson, em Nova Iorque (EUA), que se ergue sobre túlipas de betão. Foi em concreto a 21 de maio de 2021 que o sonho de Barry Diller (magnata dos media) e da estilista Diane von Furstenberg se tornou realidade, depois de quase dez anos de trabalho e uma pausa forçada pela pandemia da Covid-19.

Little Island é uma obra concebida pelo arquitecto britânico Vessel Thomas Heatherwick. Este parque com dois hectares divide-se em três áreas principais: uma zona com restaurantes e espaços de lazer ao ar livre, uma área com vista sobre Nova Iorque e um anfiteatro ao ar livre com quase 700 lugares, que vai acolher vários eventos e espetáculos até setembro.

Construído sobre 132 colunas de betão em forma de túlipas, este projeto não esqueceu as suas origens. Junto às túlipas espreitam várias estacas de madeira que pertenciam ao antigo cais 54, e que foram preservadas para que continuem a fazer parte do 'habitat' das espécies marítimas que ali vivem, refere o Público. Para desenvolver este parque flutuante - que custou 260 milhões de dólares ( cerca de 220,5 milhões de euros) - os arquitetos deixaram-se inspirar pela história deste antigo cais. 

A entrada para visitar a Little Island é gratuita e lá é possível encontar 350 espécies de flores, espaços de restauração na praça central e espetáculos no anfiteatro - que, aliás, possui os seus bastidores escondidos por baixo do cais estando ligados ao jardim apenas por uma ponte.