Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Uma casa pré-fabricada moderna feita de materiais naturais recicláveis

Com 132 m2 e dois andares, esta casa sustentável e minimalista está em plena natureza, no topo de uma colina em Chamois, Itália.

Casa pré-fabricada em Itália
Leap Factory
Autor: Vicent Selva (colaborador do idealista news)

Esta bonita casa foi projetada tendo a arquitetura pré-fabricada sustentável como eixo fundamental. É neste ponto que assenta todo o conceito desenvolvido pela empresa italiana, com sede em Turim, a Leap Factory. Apesar disso, ao contrário do que possa parecer, os seus criadores não desistiram, pelo contrário, de lhe dar um toque de modernidade brincando com designs minimalistas. O conjunto oferece um contraponto muito interessante à paisagem envolvente.

A localização é justamente um dos aspetos que mais chama a atenção. A casa pré-fabricada encontra-se no topo de uma colina em Chamois, o município mais alto do Vale de Aosta. Na verdade, esta pequena localidade de menos de 100 habitantes é uma das poucas em Itália cujo acesso se faz através de meios tão pouco convencionais quanto o teleférico ou o avião, já que não é possível chegar por via rodoviária.

Como acontece com todas as ‘Leap Houses’, todo o processo de design e construção da casa em Chamois foi gerido pela equipa da Leap Factory – a estrutura foi construída usando um sistema modular construído com materiais naturais recicláveis. O objetivo não era outro senão promover o máximo de flexibilidade e adaptabilidade, dois aspetos fundamentais num espaço de acesso especialmente difícil.

Portanto, construir através de uma abordagem inovadora e usando uma série de componentes pré-fabricados que não requerem processamento no local facilitou a concretização do projeto. Todos os componentes fornecidos também foram projetados e produzidos em Itália, o que favorece a redução do impacto ambiental.

A pequena construção assenta numa estrutura denominada Frame que tem um módulo de construção de 6,80 metros de largura por 1,20 metros de comprimento.

Deste esqueleto articula-se uma casa de dois pisos que perfazem um total de 132 m2. No primeiro andar existem duas casas de banho, uma ampla sala de estar e a cozinha que se abre para a janela virada a sudeste que caracteriza a casa do primeiro andar. No andar superior, há três quartos e outra casa de banho. A casa pré-fabricada também é muito segura e foi projetada para resistir a terramotos, furacões e outras condições climáticas extremas.

A ‘House’ em Chamois é altamente modular, o que a torna adaptável a diferentes estilos de vida e ambientes. Além disso, também foi projetada com móveis e acabamentos embutidos e detalhes interiores aconchegantes que contrastam com este revestimento exterior escuro. Com as formas mínimas e espaços cheios de luz, a casa exibe uma atenção incrível aos detalhes, linhas e materiais. A distribuição dos quartos, o mobiliário e os sistemas técnicos estão totalmente integrados para dar vida a espaços onde se possa expressar plenamente a sua personalidade e conviver em harmonia com o seu meio envolvente.