Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Esta casa pré-fabricada sustentável foi construída em apenas duas semanas

O projeto foi desenhado pelo estúdio Richard Pedranti Architect, com o nome de Lang St. Marie Residence.

Casa pré-fabricada sustentável
Richard Pedranti Architect
Autor: Vicent Selva (colaborador do idealista news)

A vida nas cidades tem muitas vantagens, mas a tranquilidade raramente é uma delas. Ao contrário, morar numa cidade de determinado tamanho implica, quase necessariamente, desfrutar, ou sofrer, um ritmo vertiginoso em quase tudo o que se faz. E esse é um dos principais motivos que leva muitas pessoas a preferir uma vida mais tranquila, e a querer viver em lugares onde o ritmo é diferente.

E foi exatamente isso que fez um casal de reformados que decidiu deixar aquela que é certamente uma das cidades menos relaxadas do mundo, Nova Iorque e, mais especificamente, Brooklyn. O resultado foi este: viver numa fantástica casa pré-fabricada. O projeto desenhado pelo estúdio Richard Pedranti Architect, com o nome de Lang St. Marie Residence, está localizado na cidade costeira de Spring Lake Heights, Nova Jersey. A ideia é aproveitá-la como segunda residência, nos períodos de férias ou fins de semana.

A casa tem 178 metros quadrados (m2) e foi montada no local em apenas duas semanas. A fachada da casa pré-fabricada coincide com as casas do bairro da praia. Não tem um impacto visual, mas funde-se tanto na sua aparência como nas suas medidas, de forma perfeita com o ambiente que existia anteriormente. Nas traseiras, a casa oferece uma lufada de ar puro, no sentido literal, com um espaço ao ar livre mas coberto, graças ao design moderno com uma saliência de quase 5 metros que corta as linhas horizontais da paisagem.

Richard Pedranti Architect
Richard Pedranti Architect

A arquiteta paisagista Marsha Lea juntou-se ao projeto para criar um espaço deslumbrante como um retiro de jardim. Para ajudar a construir uma forte relação com o exterior, uma parede de vidro retrátil de 3 por 8 metros foi instalada para unificar a parte de trás da casa e o quintal. Desfocar as linhas entre o interior e o exterior da casa ajuda a criar um estado harmonioso entre os espaços e cumpre o objetivo dos proprietários de uma estética minimalista moderna.

Richard Pedranti Architect
Richard Pedranti Architect

A residência foi construída usando princípios de casa passivos e estratégias de construção para criar uma casa sustentável com baixo consumo de energia. A casa possui janelas de vidro triplo de alto desempenho e um sistema solar fotovoltaico montado no telhado. Outros princípios de construção sustentável incluem níveis mais altos de isolamento, construção à prova de água, o uso de um ventilador de recuperação de calor e orientação solar passiva.

“A residência Lang St. Marie foi construída usando princípios passivos de casas e estratégias científicas de construção que criam uma casa confortável, acessível e sustentável com baixo consumo de energia”, refere o estúdio da arquitetura.