
A adega Casalobos, que tinha entre os seus sócios antigos jogadores do Real Madrid como Emilio Butragueño, Manuel Sanchís, José Miguel González (‘Míchel’), Aitor Karanka ou o cantor espanhol Miguel Bosé, entre outros, vai a leilão através do portal especializado Escrapalia por um preço inicial de 1,72 milhões de euros. A propriedade está localizada entre as cidades de Picón e Porzuna em Ciudad Real, no país vizinho.
A adega Casalobos, que era liderada pelo enólogo Ignacio de Miguel, foi criada em 2003 por 23 sócios, entrou em processo de falência em 2011 e está totalmente equipada para voltar à atividade imediatamente. A quinta tem uma área total de 35 hectares, rodeada de carvalhos, dos quais 19 correspondem à vinha.
Possui 48.168 videiras de quatro variedades:
- 8,5 hectares de Syrah;
- 6,3 de Cabernet Sauvignon;
- 3,2 de Petit Verdot;
- e um hectare de Tinta Roriz, plantadas em 2014.
O leilão foi organizado em duas etapas, sendo a primeira delas a apresentação de ofertas fechadas até 12 de julho. A cerimónia de abertura será realizada no dia 15 do mesmo mês. Posteriormente, será realizado um leilão online entre as ofertas aceites de 18 a 20 de julho.
O valor mínimo para aceitação de ofertas é de 1,72 milhões de euros e terá de ser feito um depósito de garantia de 5% desse valor, ou seja, 86.250 euros, que serão devolvidos no final do leilão para garantir um compromisso. O leilão da adega inclui ainda a transferência de todas estas vinhas e de toda a maquinaria que a adega dispõe, como os 20 tanques Imporinox:
- nove de 15.320 litros;
- sete de 10.350 litros;
- três de 1.000 litros;
- e um de 6.000 litros na sala de engarrafamento.
Desde o portal especificaram que podem participar neste concurso pessoas singulares e coletivas, espanholas e estrangeiras, que reúnam os requisitos para tal.
Armazém, terrenos e máquinas a leilão
A adega tem três andares que compõem o edifício de 5.059 metros quadrados (m2). O rés do chão é constituído por um armazém de envelhecimento de garrafas, armazéns, linha de engarrafamento, armazém de produção, refeitório, zona de trabalho, escritório, laboratório, armazéns de produtos enológicos, entre outras instalações.
No primeiro piso encontram-se os departamentos de manutenção e controlo, instalações abertas e cobertas, armazém, receção, sala de trabalho e reuniões, cozinha, instalações sanitárias, despensa e esplanada, enquanto na cave encontra-se a loja, a sala dos elevadores, um distribuidor e o armazém.
Também está incluída no lote:
- uma prensa vertical Bucher;
- uma engarrafadora GAI 1305 com capacidade de 1.000 litros por hora;
- uma rotuladora GAI 6008 para 1.500 litros por hora;
- uma câmara frigorífica;
- uma estação de tratamento de água:
- um armazém e diversos utensílios de colheita.
Para poder comentar deves entrar na tua conta