Apesar das quebras, as transações do quatro trimestre continuaram a ser realizadas acima do preço pedido
Comentários: 0
Irlanda
GTRES

Os preços de venda de casas na Irlanda caíram 0,4% no quarto trimestre de 2022, um sinal de que a procura está a enfraquecer à medida que a inflação e o aumento das taxas de juro diminuem o poder de compra de potenciais compradores. 

De acordo com um relatório da MyHome e Davy, o preço médio de venda em todo o país caiu em relação ao trimestre anterior para 330.000 euros, embora apenas 3% das casas anunciadas para venda tenham registado quebras.. Em Dublin, os preços de venda caíram 0,8%, contra uma queda de 0,2% no resto do país.

"O número de vendedores que estão a cortar nos preços de venda continua baixo", refere Conall MacCoille, economista-chefe da Davy, citado pela Bloomberg. Além disso, as transações do trimestre continuaram a ser realizadas acima do preço pedido, acrescenta o responsável. 

Ainda assim, os compradores estão maior pressão, como nunca estiveram desde 2009, e a resiliência do mercado imobiliário irlandês será testada em 2023, de acordo com o relatório.

As instituições financeiras têm aumentado as taxas de juro após os aumentos do Banco Central Europeu, e a compra média de uma casa é 7,7 vezes a renda média, níveis semelhantes aos do Reino Unido, onde os preços das casas estão cair, tal como observa MacCoille no relatório. 

A mudança no mercado imobiliário irlandês permanece relativamente pequena. Em comparação ano a ano, os preços de venda no final de 2022 foram 6% superiores aos do quarto trimestre anterior.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta