Problemas financeiros da Country Garden, promotora do projeto, podem colocar o complexo imobiliário em risco.
Comentários: 0
Forest City
Créditos: https://www.forestcitycgpv.com/

Nasceu de mais uma aposta ousada no auge do boom imobiliário chinês, destaca-se pela sua escala e audácia, mas agora vive um futuro incerto. Em causa está o projeto megalómano batizado de ‘Forest City’, um empreendimento de 100 mil milhões de euros capaz de abrigar cerca de 700.000 habitantes, a nascer pela mão da Country Garden. A promotora, a enfrentar graves problemas financeiros, rejeita que o complexo esteja em perigo, mas a verdade é que a crise de liquidez que está afetar o imobiliário na China pode mesmo deixar a ‘Forest City’ em suspenso.

Esta é mais uma história das dificuldades que a crise está a colocar a inúmeros projetos em marcha no país asiático. Segundo a Bloomberg, esta cidade privada do outro lado da baía de Singapura já passou por muitos desafios, entre questões regulatórias, resistência política, e a pandemia. Mas agora, a 'Forest City' corre o risco de ser apanhada pela quebra do mercado imobiliário na China, que está em rápido arrefecimento.

Até agora, a promotora construiu arranha-céus e casas suficientes para acolher 100.000 habitantes, e garante ter cerca de 9.000 moradores. O objetivo da Country Garden era construir quatro ilhas artificiais no estreito entre a Malásia e Singapura e, em seguida, desenvolver uma cidade ecológica que atrairia cidadãos internacionais e ricos. Levaria algumas décadas a construída, custaria milhões e milhões de dólares e, eventualmente, abrigaria 700.000 habitantes. As obras começaram em 2014, mas estiveram paradas várias vezes ao longo dos últimos anos.

Recentemente, da China foram chegando notícias de que várias promotoras estão em dificuldades, e a verdade é que o tamanho da Country Garden – que já foi a maior promotora imobiliária da China e tem 3.000 projetos habitacionais – levantou temores de que uma crise na empresa pudesse espalhar-se rapidamente pela economia.

Apesar disso, tal como revela a Bloomberg, a Country Garden diz que a ‘Forest City ‘ não está em risco. Contudo, e perante a incerteza de mercado, especialistas põem em causa a capacidade da promotora terminar o projeto ou de conseguir recuperar o seu investimento.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta