Empresa do multimilionário Warren Buffett tem ações na bolsa de Nova Iorque a serem negociadas por mais de 700 mil dólares.
Comentários: 0
Berkshire de Buffett
Factset - NY Times

A Berkshire Hathaway, a empresa do multimilionário Warren Buffett que está a presente em Portugal através de uma imobiliária, atingiu pela primeira vez na passada quarta-feira (dia 28 de agosto) uma valorização em bolsa de um milhão de milhões de dólares (cerca de 895.120 milhões de euros), tornando-se a primeira empresa não tecnológica a atingir esse marco.

As ações Classe A da Berkshire Hathaway, que valorizaram cerca de 27% desde o início do ano, subiram mais de 1,2%, tendo sido negociadas por um valor máximo interdiário de 699.532,50 dólares na passada quarta-feira. Com esta valorização na bolsa de Nova Iorque (EUA), a empresa liderada pelo investidor com noventa anos passou a ter uma capitalização superior a mil milhões de dólares, escreve o The New York Times.

Nos últimos dias, a empresa de Buffett continuou a valorizar em bolsa, tendo o valor de abertura das ações chegado aos 705.673,69 dólares esta segunda-feira, dia 2 de setembro. A capitação da Berkshire Hathaway (Classe A) está em 1.026 milhões de euros. 

A verdade é que as ações classe A da Berkshire Hathaway estão entre as mais caras de sempre em Wall Street, uma vez que o seu valor nunca foi dividido. De notar que em 1996, a empresa de Buffett decidiu emitir ações classe B, a um preço equivalente a um trigésimo de uma ação classe A, para dar acesso a investidores com menor poder de compra.

Ao contrário das outras seis empresas que valem mais de mil milhões de dólares (Apple, Nvidia, Microsoft, Alphabet, Amazon e Meta), a Berkshire mantém uma abordagem mais clássica, orientada para a economia, com participações em empresas de transporte (como a BNSF Railway), companhias de seguros (como a Geico Insurance), redes de fast food, como a Dairy Queen, e até na fabricante de bebidas Coca-Cola.

Embora a Berkshire Hathaway fosse originalmente uma empresa dedicada ao setor têxtil, desde que ficou sob o controlo de Warren Buffett na década de 1960 expandiu a sua presença para diversos setores, desde os seguros ao setor da energia, passando também pelo imobiliário e construção.

Buffett, que completou 94 anos na passada sexta-feira (dia 30 de agosto) tem uma fortuna estimada em cerca de 146,5 mil milhões de dólares (131,135 milhões de euros) e ainda controla cerca de 15% da empresa, apesar de ter doado milhares de milhões de dólares em ações da Berkshire Hathaway a instituições de caridade, incluindo a Fundação Bill e Melinda Gates.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta