Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Espanhóis da Merlin pagam 406,7 milhões para ser novos donos do Almada Forum

Autor: Redação

O centro comercial Almada Forum, que estava “nas mãos” da norte-americana Blackstone, foi vendido à Socimi espanhola Merlin Properties por 406,7 milhões de euros. Desde janeiro que se falava na possibilidade deste negócio avançar, o que só agora foi confirmado.

Segundo a Merlin Properties, que tem feito várias aquisições em Portugal, o Almada Forum é o centro comercial de referência na margem sul do rio Tejo e recebe mais de 14,4 milhões de visitantes por ano, estando próximo da ocupação total: 98% da área está arrendada. 

No que diz respeito às receitas anuais em rendas rondam os 24 milhões de euros, havendo margem de crescimento, explica a empresa. 

O Almada Forum foi inaugurado em 2002 e tem uma superfície bruta arrendável de cerca de 82.000 metros quadrados (m2), dos quais 22.000 m2 são um supermercado Jumbo, da Auchan, que inclui 5.500 lugares de estacionamento. 

De acordo com Ismael Clemente, CEO da Merlin Properties, o Almada Forum “é um ativo excecional que raramente se encontra no mercado”. “A compra em centros comerciais é a opção favorita de ‘retail’ para os portugueses”, disse, salientando que apesar da concorrência com as vendas online ser forte o “formato de centro comercial continua a crescer de forma constante na Península Ibérica”.

De referir que a Merin Properties está a apostar forte no mercado imobiliário nacional, nomeadamente no segmento de escritórios: comprou, por exemplo, um edifício em Lisboa, no Marquês de Pombal, ao Novo Banco, e outros imóveis no Parque das Nações, entre eles a Torre Zen