Comentários: 0
Procura de armazéns junto a portos marítimos está a aumentar

O crescimento do comércio global está a impulsionar “um aumento da procura de armazéns e imobiliário de logístico junto aos portos marítimos da Europa”. Esta é, pelo menos, a conclusão do relatório da consultora Jones Lang LaSalle (JLL) “European Seaports: the growing logistics opportunity”.

Tendo por base o referido relatório, o facto de os padrões de comércio marítimo estarem a mudar, “incluindo o aumento da dimensão dos navios porta-contentores e uma maior capacidade de carga dos contentores, além das mudanças nos canais de distribuição”, está a estimular “a procura de imóveis industriais e de logística localizados junto aos portos”.

Segundo o Construir, que se apoia nos dados do relatório da JLL, o fluxo global de contentores marítimos aumentou de 90 milhões de TEU (Unidade equivalente a 20 Pés) em 1990 para 590 milhões em 2012, o que representa um crescimento de 550%. “Este aumento da atividade dos contentores de transporte marítimo deverá exigir mais 20 a 30 milhões de m2 de instalações para distribuição até 2030, um aumento substancial de 40 a 60% face aos espaços de armazenagem existentes atualmente nas regiões que acolhem esses portos, as quais registaram um fluxo anual de cerca de 500 mil TEU em 2012”, adianta a consultora.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta