Comentários: 0
Crédito à habitação: bancos animam-se e financiam compra de casa ao ritmo de 2011
GTRES

Depois de um período de contenção, começa a ser evidente que a banca portuguesa está mesmo a abrir os cordões à bolsa para financiar mais a compra de casa. Em 2014, os bancos emprestaram mais de 2.300 milhões de euros às famílias para a compra de habitação própria e este foi o valor mais elevado desde 2011, segundo dados do Banco de Portugal.

Os bancos a operar em Portugal começaram no início do ano passado a dar os primeiros sinais de que voltam outra vez a estar mais disponíveis para dar crédito à habitação. Ao longo de 2014, várias instituições foram anunciando a redução de spreads, mostrando assim mais abertura para financiar as famílias na compra de habitação própria.

Os dados do Banco de Portugal vêm agora confirmar que esta estratégia comercial da banca deu resultados com um maior nível de crédito concedido. 

A ligeira melhoria da economia nacional e a preferência cultural dos portugueses para preferirem comprar casa em vez de arrendar ajudaram a esta tendência, que se deverá acentuar em 2015.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta