Valor global dos apoios solicitados ascende já a cerca de 860.000 euros, revelou o Ministério das Infraestruturas e da Habitação.
Comentários: 0
Ajudas nas rendas em tempos de Covid-19: IHRU recebeu 877 pedidos de empréstimos em nove dias
Mārtiņš Zemlickis on Unsplash

Em nove dias, entre 15 e 23 de abril de 2019, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) recebeu 877 pedidos de empréstimo para pagamento de rendas: 873 por parte de arrendatários e quatro de senhorios. Segundo dados revelados esta sexta-feira (24 de abril) pelo Ministério das Infraestruturas e da Habitação (MIH), o valor global dos apoios solicitados ascende já a cerca de 860.000 euros.

“No âmbito das medidas excecionais e temporárias para o arrendamento habitacional durante o estado de emergência derivado à pandemia Covid-19, o IHRU tem disponível desde 15 de abril o requerimento que permite a arrendatários e senhorios com comprovada quebra de rendimentos recorrer a empréstimos para pagamento das rendas”, refere o MIH em comunicado. 

De referir que foram recebidos requerimentos de cidadãos residentes em 125 concelhos do país, sendo os distritos de Lisboa, Porto e Setúbal aqueles onde se registaram mais pedidos de apoio. 

“Os arrendatários e senhorios com comprovada quebra de rendimentos podem recorrer aos empréstimos sem juros do IHRU para pagamento de rendas. O requerimento está disponível em www.portaldahabitacao.pt”, lê-se na nota.

"Aos arrendatários que estejam em dificuldades e ainda não tenham solicitado o apoio do IHRU, queríamos fazer um apelo para que fossem de facto ao Portal da Habitação. As condições são muito mais favoráveis do que deixar de pagar a renda ou outra solução - porque estamos a falar de um empréstimo sem juros, sem comissões e com um período de carência muito alargado, com prestações muito suaves que lhes dará garantias de futuro. O recurso a este apoio beneficia todos e será a forma de garantir que, depois este período atual que está a ser muito difícil, começar a ser ultrapassado, as famílias têm um tempo para se reestruturarem e sairem desta situação sem se verem em dificuldades acrescidas", declarou a secretária de Estado da Habitação, em entrevista ao idealista/news.

Clica neste link e fica a saber como funcionam as ajudas nas rendas que podem ser pedidas por senhorios e inquilinos. 

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta