A portuguesa MELOM continua a apostar no mercado além-fronteiras. Depois de se ter instalado em Espanha em 2018, escolhe Itália como segundo destino de internacionalização. O objetivo é abrir já no próximo ano 40 unidades franchisadas no norte do país, em concreto, na região de Emilia-Romagna.
A empresa especialista nas áreas da reabilitação e construção de imóveis trabalhou apenas em Portugal entre 2010, data da sua fundação, e 2017. Mas depois percebeu que “existe ainda uma enorme necessidade de profissionalizar o setor a nível europeu”, destaca João Carvalho, cofundador da MELOM e atual diretor de expansão e desenvolvimento, em comunicado enviado às redações.
Este foi o gatilho para a MELOM despertar para o problema e iniciar a sua rota de internacionalização. “Com o nosso know-how, apostamos em levar o conceito para outras partes da Europa, com Espanha a ser o país escolhido pela MELOM em 2018 para dar os primeiros passos na internacionalização. Escolhemos agora Itália como o próximo destino no nosso plano de expansão, dado este ser também um país com semelhanças no mercado de obras e remodelações de imóveis”, explica João Carvalho.
Em Itália, “existem milhares de players pouco profissionalizados, carência de mão-de-obra qualificada e desconfiança do consumidor final no setor, pelo que esperamos ajudar a alterar este paradigma do setor com a entrada da MELOM” no país, esclarece ainda o cofundador da empresa. Para o processo já está selecionado o "master" Marcello Dodi.
O modelo de franchising da MELOM que será aplicado em Itália será muito idêntico ao existente em Portugal e ao que está aplicado ao mercado em Espanha. Isto quer dizer que haverá dois tipos de franquia: uma vocacionada para renovações integrais e mais orientada para empresas de construção e gabinetes de arquitetura e engenharia; e outra voltada para pequenas reparações e dirigida aos profissionais que executam eles próprios a obra ou reparação.
Em Espanha, a MELOM soma 11 franchisados na Comunidade de Madrid e espera continuar a crescer, alcançando as 15 unidades franchisadas até ao final do ano. Embora o foco da empresa passe agora por estes dois países no sul da Europa, devido às semelhanças entre os mercados, a MELOM não esconde que tem como “foco a expansão do conceito a nível internacional, tendo como alvo principal o mercado europeu”. E tem como principal objetivo “revolucionar e profissionalizar o setor além-fronteiras”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta