O passaporte Covid é gratuito, emitido em português e inglês, e deve ser pedido através do portal Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Comentários: 0
Certificado digital Covid-19 entra hoje em vigor
© European Union 2021 - Source : EP /Alain ROLLAND

O certificado digital Covid-19, o documento que facilita a circulação de pessoas entre Estados-membro da União Europeia e no espaço económico europeu, mas que, em Portugal, também permite o acesso a eventos culturais, desportivos e familiares, entra em vigor esta quinta-feira, 1 de julho de 2021.

O último balanço dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde indicava que, entre 16 de junho e a última quarta-feira (30 de junho), mais de um milhão de pessoas já tinham solicitado este certificado. Tem acesso ao documento quem realizou um teste negativo à presença do SARS-CoV-2, quem já foi vacinado contra a Covid-19 e quem já teve a doença e recuperou.

Além de facilitar a livre circulação dos cidadãos na UE de forma segura, e limitar restrições adicionais de viagem, como testes ou quarentena, em Portugal, o Governo prevê que este possa ser utilizado em "matéria de tráfego aéreo e marítimo, de circulação em território nacional e de acesso a eventos de natureza cultural, desportiva, corporativa ou familiar".

O passaporte Covid, recorde-se, é gratuito, emitido em português e inglês e deve ser pedido através do portal Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O idealista/news preparou um guia de perguntas e respostas para tirar todas as dúvidas sobre o certificado digital Covid. Está disponível aqui.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta