O aumento do custo do gás é um problema para muitas famílias que dependem desta energia para cozinhar e aquecer água. A Deco Proteste aconselha os consumidores a procurar o fornecedor com a garrafa de gás ao preço mais baixo e apresenta alguns cuidados que podem ajudar a reduzir o consumo.
Botijas de gás: como procurar o preço mais baixo
A publicação aconselha a consulta gratuita da plataforma Poupe na botija, que ajuda a ter noção dos preços do gás engarrafado em vários pontos do país, e faz um apelo aos consumidores: “Sempre que comprarem gás engarrafado, indiquem, na plataforma, quanto pagaram. Deste modo, ajudam-nos a manter os preços atualizados e contribuem para que outras pessoas possam poupar na compra da botija”.
Outro modo de pagar menos é mudar de marca. Além de se poder conseguir um preço mais baixo, é um modo de fazer alguma pressão concorrencial no setor, segundo a Deco Proteste.
Dicas para reduzir o consumo e trocar de aparelhos
Para poupar, também é preciso reduzir os consumos. Gastas menos gás se baixares a temperatura ou o caudal do esquentador. Quando estiveres a cozinhar, desliga o lume um pouco antes de os alimentos estarem cozinhados: o calor residual ajuda a terminar o processo.
Na altura de trocar de equipamentos, há que considerar alternativas mais eficientes para cozinhar e aquecer a água em casa, como as placas de indução ou as bombas de calor. Este tipo de aparelhos têm uma eficiência bastante superior e permitem o retorno do investimento inicial em alguns anos. Além disso, usar a eletricidade como fonte energética é uma forma de ajudar o planeta ao descarbonizar os consumos, recorda ainda.
Para poder comentar deves entrar na tua conta