A March House é “à prova do futuro”. Foi projetada na Grã-Bretanha para durar os próximos 100 anos.
Comentários: 0
casa pré-fabricada
Edmund Sumner

Nas últimas décadas, foi possível verificar alguns dos efeitos das mudanças climáticas em relação às marés ou inundações. Estas consequências, como a subida do nível do mar, ou as inundações cada vez mais frequentes e intensas, obrigaram os modelos de construção a adaptarem-se a esta nova realidade.

Nesse sentido, são muitos os ateliers de arquitetura que desenvolvem projetos nas margens do mar e dos rios, onde a estrutura e todos os elementos da casa levam em conta a subida das águas. Neste artigo queremos apresentar um desses projetos desenvolvidos na Grã-Bretanha, a March House.

March House
Edmund Sumner

Uma casa pré-fabricada erguida sobre palafitas

A March House foi desenvolvida pelo estúdio londrino Knox Bhavan, em colaboração com o fabricante de módulos BlokBuild e o engenheiro Price & Myers. É uma casa pré-fabricada projetada para suportar as inundações previsíveis do rio Tamisa, por isso é feita "à prova de futuro" para os próximos 100 anos.

Foi construída numa planície aluvial às margens do conhecido rio britânico, na cidade de Marlow, ao sul do condado de Buckinghamshire, a cerca de 50 km a oeste de Londres.

March House
Edmund Sumner

A March House substitui uma antiga moradia de dois pisos da década de 1920, numa fileira de casas de verão construídas na margem do rio. O principal problema com a casa anterior era que era um obstáculo quando o rio transbordou.

Por isso, o atelier ergueu a casa sobre estacas de aço galvanizado fixadas, por sua vez, sobre estacas de betão. Toda a casa repousa sobre essa estrutura. Esta solução cria uma ilusão de ótica, já que a casa parece flutuar na paisagem.

casas pré-fabricadas
Edmund Sumner

Além disso, este projeto baseado em estacas implanta várias estratégias de resistência nas inundações previsíveis do Tamisa, que devem ocorrer durante os próximos 100 anos. Para tal, como explica o próprio estúdio, a House March apresenta “uma solução de projeto viável para construir em locais suscetíveis a inundações”.

O design não só evita inundações, mas também é leve e rápido de montar, com o mínimo de desperdício. Para isso, a Knox Bhavan desenvolveu um sistema de módulos pré-fabricados e isolados para a estrutura da casa.

March House
Edmund Sumner
arquitetura pré-fabricada
Edmund Sumner

Al interior se accede por una escalera central de madera que nos introduce en un espacio abierto donde se sitúan el salón, la cocina y el comedor, con acceso a una terraza. Este espacio cuenta con techos altos y una pared acristalada con vistas al Támesis. A ambos lados de este espacio común se ubican los dormitorios, también con vistas al río. Junto a ellas, se encuentra una sala de fitness y un estudio.

El dormitorio del propietario es la más alejada de la entrada y se accede por un pequeño vestíbulo, destinado a crear un ala separada en caso de ser ocupada por un cuidador en un futuro. Todos los interiores de la March House ofrecen su diseño como un sencillo telón de fondo donde la escena principal son el río y la colección de muebles y de objetos de arte danés de mediados del siglo XX.

Alrededor de la vivienda existe un huerto y un jardín fluvial plantados por el propietario. Un camino rodea la casa por este espacio verde y lo conecta con un pequeño embarcadero de madera. El conjunto se complementa con dos nuevos cobertizos, uno para embarcaciones y otro para plantas y flores.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta