Estes materiais alternativos reduzem o consumo de energia de uma casa e já estão a ser usados na construção.
Comentários: 0
casas sustentáveis
Meta2020 + Decorplac

Baixar a conta de energia tornou-se uma das grandes prioridades das famílias nos últimos tempos. E uma boa forma de conseguir isso é através de materiais de construção alternativos que consomem menos energia do que os tradicionais, seja na construção de uma casa ou na realização de uma reforma.

Na procura por casas eficientes que consumam poucos recursos para funcionar, a arquitetura tem um papel fundamental. Apostar em materiais como bambu, palha, cartão ou cânhamo são algumas das soluções que permitem que um edifício consuma pouca energia. O Caixabank analisou como é que estes materiais estão a ser utilizados para fazer casas mais sustentáveis:

Bambu

Algumas espécies de bambu já estão a ser usadas na construção. É um material flexível, durável e resistente que é utilizado como andaime em países como Índia, China, Bangladesh, Malásia ou Indonésia.

O bambu também pode ser usado como material principal em fachadas de edifícios. E um bom exemplo disso é a conhecida Casa de Bambu, localizada no distrito de Carabanchel (Madrid) e promovida pela Empresa Municipal de Habitação e Terras (EMVS). O projeto é uma obra dos arquitetos Alejandro Zaera e Farshid Moussavi.

Como se pode ser lo blog, "o bambu ajuda a evitar o calor graças ao facto de a radiação solar não atingir o betão. Além disso, este material tem algumas vantagens importantes sobre outros, principalmente em ambientes muito húmidos”.

Palha

casas de palha
Meta2020 + Ecopaja

Em climas mais secos são mais frequentes os conhecidos fardos de palha, que podem ser usados ​​para fazer telhados e até paredes. Desde que devidamente tratados, compactados, armados com elementos como tensores e caixilhos de madeira ou alumínio que lhes dêem consistência, podem ser utilizados para criar paredes sustentáveis, rígidas, isolantes (tanto térmica como acusticamente) e resistentes ao fogo.

Papel

O papel também pode ser usado como material de construção. Um grupo de estudantes do Instituto Superior Tecnológico da Sierra Norte de Puebla (México) conseguiu fazer paredes resistentes misturando papel reciclado e picado com água e cimento.

É uma alternativa para delimitar ou acrescentar paredes interiores às habitações (ou seja, permite a substituição das atuais divisórias), embora seja menos resistente que o betão ou o tijolo para a estrutura exterior.

Cânhamo

casas de cânhamo
Dun Agro

Os tijolos de cânhamo, misturados com cal e água, permitem a criação de estruturas compactas, resistentes, impermeáveis ​​e muito duráveis. “Com base em registos fósseis, estima-se que possam durar milhares de anos, e não racham diante de terramotos”, esclarece a entidade.

Assim como o papel misturado com cimento, o cânhamo com água e cal pode substituir o tijolo convencional, um tipo de material que consome muita energia no seu processo de fabricação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta