
O mês de outubro arrancou com temperaturas de verão. Ainda assim, e apesar do calor não estar preparado para ir embora, é hora de começar a pensar vestir as casas para a chegada da nova estação do ano. Quais são as tendências decorativas para este outono? Que estilo vai prevalecer? Que cores triunfam? Se estás a pensar renovar a casa para decorá-la com as últimas tendências, fica atento às dicas dos especialistas da habitissimo.
Casas com linhas simples
Neste outono o minimalismo vai reinar, mas sem extremos. Não se trata, por isso, de uma grande mudança em termos de tendências de decoração. Procura-se ainda um ambiente acolhedor, mas com linhas simples, leves e sem elementos supérfluos.
Falando em linhas, estas são suavizadas e as curvas são feitas com espaço próprio nos móveis. O que se consegue com isto? Móveis mais aconchegantes, às vezes quase envolventes, perfeitos para relaxar.
A chave, em suma, é encontrar o máximo de conforto sem saturar os espaços. E, ao fundo, um toque escandinavo e aquele ar lento que já existe há algum tempo e que, precisamente, vem do norte da Europa.

O compromisso com a sustentabilidade continua
É outra tendência que permanece: materiais naturais. Isto é, móveis ou acessórios de decoração de madeira, pedra ou vime, entre outros, vão tomar conta das casas. Em têxteis, lã e algodão. E, se estivermos a falar de tapetes, tanto de lã quanto de fibras vegetais.
A estes materiais juntam-se outros como o barro ou o vidro, especialmente trabalhados com mãos artesanais, aquelas mãos que fazem de cada objeto algo único e especial. E tudo isso sem esquecer aquele compromisso com a reciclagem e reutilização.

Cores para todos os gostos
O outono é uma estação muito “caseira” e nada como cores neutras para conseguir um ambiente descontraído e agradável. Além do branco, as casas serão vestidas em beges, castanhos suaves ou tons de terra muito claros. São cores que nos lembram a natureza e que conseguem criar ambientes serenos e luminosos.
Mas se és daqueles que não podem prescindir de um toque alegre e animado em casa, também existem cores um pouco mais intensas ideais para combinar. Estamos a falar de verde azeitona, azul profundo ou terracota, entre outros.

Texturas quentes
Nas tendências de outono, este ano as texturas ganham destaque, principalmente em acessórios e estofados. Os materiais entrançados, os desenhos em relevo, os estofos com nós ou os tecidos de tosquia darão à casa aquele calor que é tão desejado quando as temperaturas caem.
E, claro, também não podem faltar, mantas ao pé da cama ou encostadas na poltrona para aqueles momentos de descontração que tanto precisamos de vez em quando.

Para poder comentar deves entrar na tua conta