
O investimento dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no setor da habitação será um dos temas em destaque na conferência internacional “Social Housing and the Recovery Plans – pathways to solutions”, que decorrerá esta quinta e sexta-feira (10 e 11 de novembro) no Fórum Lisboa. Trata-se de um evento organizado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Housing Europe, a Gebalis e a Associação Portuguesa de Habitação Municipal (APHM).
Na conferência serão apresentados os PRR de vários países, no que diz respeito ao investimento em habitação social, nas suas várias vertentes, como sejam a construção de novas habitações, a melhoria da eficiência energética dos edifícios ou a inclusão habitacional, refere a Gebalis, em comunicado.
Segundo a empresa local de promoção do desenvolvimento local, que tem como objetivo a promoção e gestão de imóveis de habitação municipal, será também feito, pelas instituições europeias, o enquadramento deste fundo e a sua conjugação com os restantes fundos disponibilizados pela União Europeia (UE).

“Num momento em que cresce a indefinição e a incerteza sobre a capacidade dos países em cumprir com os planos aprovados – face às múltiplas adversidades a nível europeu e mundial que têm surgido – e estar já em discussão a necessidade e a possibilidade de alterar/adaptar os planos para que sejam exequíveis face à nova realidade, esta conferência ganha especial relevância”, lê-se na nota.
A Gebalis considera que Portugal destaca-se, no conjunto dos PRR apresentados pelos vários países europeus, pelo grande investimento na construção de novas habitações acessíveis/sociais. O país está a sofrer, no entanto, “as consequências da escalada de preços da construção, da escassez de matérias-primas e, até, pela inexistência de uma indústria de construção com dimensão para responder a estes objetivos”, adianta.
“Por todos estes motivos, esta conferência internacional porá o foco sobre a necessidade de monitorização contínua dos PRR nacionais, num evento que é, além de um momento de partilha, um encontro de oportunidade”, conclui a Gebalis. O programa da conferência pode ser consultado neste link.
Para poder comentar deves entrar na tua conta