Mundial de futebol de 2022 arranca domingo no Qatar, e Portugal entra em campo dia 24. Eis os oito estádios que recebem a prova.
Comentários: 0
Estádios do Mundial de futebol do Qatar
Estádio Al Bayat será palco do jogo de abertura do Mundial 2022, o Qatar-Equador GTRES

A bola está prestes a rolar no Qatar. O pontapé de saída do Mundial de futebol de 2022 é dado este domingo (20 de novembro de 2022), com os anfitriões a receberem o Equador, em jogo do grupo A. Portugal entra em campo no dia 24, defrontando o Gana, para o grupo H, medindo depois forças com Uruguai (28 de novembro) e Coreia do Sul (2 de dezembro). São oito os estádios que vão receber os jogos da mais importante competição de seleções de futebol do mundo. Fica a saber tudo sobre eles.  

Antes de revelarmos alguns dos segredos dos recintos que vão ser palco do Mundial do Qatar, deixamos alguns dados/números relacionados com a organização da competição, que esteve envolta em polémica por motivos extra-futebol, nomeadamente devido à morte de milhares de emigrantes em construções relacionadas com a prova e por alegadas violações de direitos humanos no país. 

O Mundial do Qatar em (alguns) números:

  • O Qatar, que tem 11,571 quilómetros quadrados de extensão, é o país mais pequeno a receber o Mundial de futebol;
  • Este é o Mundial com menos estádios para receber os jogos do torneio nos últimos 40 anos (são oito, como é possível ver em baixo). 
  • O Qatar é o primeiro país do Médio Oriente a receber um Mundial de futebol;
  • Este será o Mundial mais caro da história, com um custo estimado de 220 mil milhões de euros;

Visita guiada aos 8 estádios do Qatar 2022

Estádio 974

É o único estádio localizado junto ao mar e tem vistas espetaculares sobre Doha, tendo sido construído com contentores certificados e elementos modulares em aço. Tem capacidade para 40.000 pessoas e custou cerca de 717 milhões de euros. Será palco de sete encontros do Mundial, entre eles o Portugal-Gana, e será desmontado quando terminar a prova, podendo ser posteriormente reutilizado. 

Estádio 974 do Mundial do Qatar
GTRES

Estádio Lusail

É o maior estádio do Qatar, tendo capacidade para 80.000 pessoas, e receberá a final do Mundial e partidas de todas as fases da competição. É aqui que Portugal e Uruguai se defrontarão. Situa-se na cidade que lhe dá nome, Lusail, e salta à vista por fazer lembrar a idade de ouro da arte e do artesanato no mundo árabe e islâmico, que está presente nos vários aspetos decorativos. Trata-se de um investimento de 2.105 milhões de euros. Após a competição, deverá ser desmontando e ali está previsto nascer um complexo misto de instalações comunitárias. 

Estádio Lusail do Mundial do Qatar
GTRES

Estádio Khalifa Internacional

“Os arcos duplos do estádio permaneceram intactos após a reforma e foram complementados com uma ampla cobertura que suporta a integração do novo sistema de refrigeração do recinto”, lê-se no site da FIFA. Tem capacidade para acolher 40.000 pessoas e vai receber jogos durante toda a competição, nomeadamente o encontro de definição de terceiro e quarto lugares. O custo estimado é de 374 milhões de euros, segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo

Estádio Khalifa Internacional do Mundial do Qatar
GTRES

Estádio Education City

Tem capacidade para 40.000 adeptos e vai também ser palco de um jogo de Portugal, diante da Coreia do Sul. Encontra-se em Al Rayyan e foi inaugurado em junho de 2020, durante um evento virtual para homenagear os profissionais de saúde que estiveram na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19. No final do torneio, o recinto terá espaço para lojas, um centro de conferências, uma clínica de saúde e bem-estar e duas escolas.

Estádio Education City do Mundial do Qatar
GTRES

Estádio Al Thumama

O desenho do estádio representa o gahfiya, tradicional gorro de tecido usado por homens e meninos no Médio Oriente Médio, sendo também um símbolo de dignidade e independência. É aqui que Portugal jogará nos quartos-de-final se se apurar em primeiro lugar do grupo. Está localizado em Doha e tem capacidade para 40.000 pessoas. O investimento ronda os 575 milhões de euros. 

Estádio Al Thumama do Mundial do Qatar
Google Maps

Estádio Al Janoub

O design é inspirado pelas velas dos tradicionais barcos dhow, em homenagem ao passado marítimo de Al Wakrah, e foi projetado pela AECOM e pelo estúdio da premiada arquiteta Zaha Hadid. Foi inaugurado em maio de 2019 e tem capacidade para 40.000 pessoas. O Parque Al Janoub, localizado no complexo, abriu em fevereiro de 2020 e conta com pistas de ciclismo e corrida, zona recreativa infantil e outras áreas verdes. O investimento é de 286 milhões de euros.

Estádio Al Janoub do Mundial do Qatar
GTRES

Estádio Al Bayat

Pode receber até 60.000 espectadores e será palco do jogo de abertura do Mundial, bem como de várias partidas até as meias-finais. O seu design homenageia o passado e o presente do país, sem perder de vista o futuro da comunidade. Encontra-se em Al Khor, em pleno Parque Al Bayat, que tem uma área superior a 30 campos de futebol. Em causa está um investimento de 674 milhões de euros.

Estádio Al Bayat do Mundial do Qatar
GTRES

Estádio Ahmad bin Ali 

A sua característica mais marcante é a exuberante fachada, formada por padrões que remetem a diferentes aspetos do país: a importância da família, a beleza do deserto, a flora e a fauna nativas e o comércio local e internacional. Uma quinta forma, um escudo, agrupa todas as outras, representando a força e a união que são especialmente importantes para a cidade de Al Rayyan. Tem capacidade para receber até 40.000 pessoas e receberá jogos até aos oitavos-de-final, segundo se lê no site da FIFA. O investimento foi de 420 milhões de euros, de acordo o Mundo Deportivo. 

Estádio Ahmad bin Ali do Mundial do Qatar
GTRES
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta