Grécia, Turquia e Itália são os únicos países europeus onde os trabalhadores independentes ultrapassam 20% da força de trabalho.
Comentários: 0
Em que países europeus há mais trabalhadores independentes
Landgeist

Em quase todos os países da União Europeia (UE) a maioria das pessoas trabalha por conta de outrem, ou seja, para outras pessoas ou para uma empresa. A maioria das pessoas prefere a estabilidade de um emprego nestas condições ou simplesmente não tem a oportunidade de abrir seu próprio negócio. Fazer isso requer, entre outras coisas, coragem, talento e muitas vezes algum dinheiro que possa servir como investimento.

Neste mapa elaborado pela Landgeist, com dados do Eurostat de 2021, é possível ver a percentagem da população que trabalha por conta própria, incluindo trabalhadores independentes sem empregados. Em causa pode estar, por exemplo, um empresário milionário ou um pequeno freelancer.

Não existe um padrão geográfico relevante, mas o cenário atual parece indicar que há menos trabalhadores por conta própria nos países nórdicos e mais no sul da Europa. Grécia (26,8%), Turquia (21,3%) e Itália (20,8%) são os únicos países europeus onde mais de 20% das pessoas trabalham de forma independente. 

Na faixa entre 15% e 20% já se encontram, entre outros, Montenegro (19,1%), Polónia (18,8%), Sérvia (17%), República Checa (16,4%), Reino Unido (15,9%) e Espanha (15,6%). Em Portugal a percentagem de trabalhadores por conta própria ainda é mais baixa: 14,3%. 

É na Noruega, no entanto, que a percentagem de trabalhadores independentes é mais baixa (4,6%), o que significa que a esmagadora maioria das pessoas trabalham por conta de outrem. Seguem-se na lista Alemanha (8,5%), Luxemburgo (9,2%), Dinamarca (9,4%) e Suécia (9,6%).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta