Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

IRS: És trabalhador por conta de outrem? Vais deixar de entregar declarações de rendimentos

Autor: Redação

a partir do próximo ano, os trabalhadores dependentes vão deixar de ter de entregar as declarações de IRS. A medida faz parte do programa Simplex, apresentado hoje pelo Governo, e vai ser implementada gradualmente, contemplando também reformados, aposentados e pensionistas.

A SIC avança que o IRS em 2017 vai passar a ser automático para estes contribuintes, sendo calculado com base na informação que já consta na autoridade tributária.

A TSF noticia, por sua vez, que "o objetivo do Ministério das Finanças é agilizar o processo e acelerar a entrega das declarações. Será mais rápido receber devoluções do Fisco ou pagar às finanças, se for caso disso", explica, dando nota de que serão abrangidas três milhões e meio as pessoas.
 
Hoje em dia, a declaração electrónica de IRS já vem pré-preenchida, mas no próximo ano os contribuintes trabalhadores por conta de outrem nem terão de entregar qualquer declaração, segundo confirmou a TSF junto do Ministério da Presidência. Podem, no entanto, revê-la e alterá-la. 

O bastonário da Ordem dos Contabilistas, Domingos Azevedo, citado pela rádio, diz que "a norma tem pernas para andar", mas avisa que o Governo não se deve precipitar na sua atuação.