A residência foi projetada pelo estúdio Schemata Architects e inclui uma sala de chá e quartos para hóspedes.
Comentários: 0
casas modernas
Kenta Hasegawa

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez viajamos até ao Japão, um país de contrastes. Ao lado de tradições centenárias e respeito ao passado, convivem as tendências mais modernas e os grandes avanços tecnológicos. Entre os elementos tradicionais, um dos mais marcantes são os seus templos. Todos já vimos muitas imagens deles, com as suas formas características e histórias curiosas. Em alguns deles, o visitante ainda pode desfrutar da experiência de pernoitar e conviver com os monges. Estes 'shukubo', que na língua japonesa significa literalmente "dormir com os monges", oferecem alojamentos onde a paz e a tranquilidade são a nota dominante, são tão populares que até casas e alojamentos convencionais foram inspirados arquitetonicamente por eles.

É o caso da Dokubo + El Amigo, uma residência localizada no Mar Interior de Seto, projetada pelo estúdio Schemata Architects

A casa principal, o salão de chá, os quartos de hóspedes e a sala de jantar situam-se numa encosta voltada para o mar a sul. Para fornecer um espaço para os visitantes, o proprietário construiu uma casa de hóspedes para crianças e um pub que chamou de 'O Amigo' a uma curta distância da casa principal. A inclinação onde os novos edifícios foram adicionados sobe no sentido anti-horário e é pontilhada por outras estruturas.

Na construção do novo edifício, foi tomado um cuidado especial para evitar obstruir a vista impressionante da paisagem de Setouchi já oferecida pelos edifícios existentes. A casa de hóspedes, inspirada no design de alojamento shukubo, chama-se dokubo, que significa “quartos solitários”.

casas no Japão
Kenta Hasegawa

Com isso, as crianças recebem um lugar para se desconectar do mundo e apreciar a vista impressionante. A casa de hóspedes tem cinco unidades de dormir, um chuveiro e uma casa de banho. Está voltada para a sala de jantar, onde as crianças comem, e o seu teto alinha-se com o nível do chão da sala de jantar para garantir que o mar permanece visível.

Uma escada em caracol virada para o mar conduz da sala de jantar ao rés-do-chão e desce até ao acesso à casa de hóspedes, que parece quase subterrânea. A porta da frente de cada quarto é na verdade uma janela que se move automaticamente para cima e para baixo com o toque de um botão, dando aos visitantes a sensação de estarem imersos na vista.

arquitetura
Kenta Hasegawa

O pub 'El Amigo', outro espaço recém-construído, é um lugar aconchegante para passar uma noite com os amigos. Foi projetado para assemelhar-se a um buraco no chão e, durante o dia, a luz suave é filtrada pelo telhado, criando um ambiente suave que lembra a luz que passa pelas telas shoji. As janelas oferecem uma vista panorâmica do mar, tornando-o um excelente local para cerimônias de chá no estilo ryurei.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta