O Banco Central Europeu (BCE) decidiu, este mês, voltar a subir as taxas de juro diretoras em 25 pontos base, abrandando, assim, o ritmo de aumentos registado nas últimas reuniões. A principal taxa de refinanciamento está agora nos 3,75%, o maior valor registado desde outubro de 2008. Paralelamente, a inflação na Zona Euro subiu para 7% em abril. Os países da União Europeia (UE) não são, no entanto, os que têm os juros mais altos.
Segundo o Expresso, é no Zimbabué que a taxa diretora está mais elevada (140%), encontrando-se a inflação nos 75%. A completar o pódio do top dez dos países com os juros mais elevados do mundo estão Argentina (taxa diretora de 91% e inflação de 104%) e Gana (28%/45%).
Trata-se de valores bem mas elevados, por exemplo, que os registados na Zona Euro (taxa diretora de 3,75% e inflação de 7%) e nos EUA (5,25%/4,9%).
No que diz respeito à dívida pública nacional, engordou quase 7 mil milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, escreve a publicação, apoiando-se em dados do Banco de Portugal (BdP). Continua a subir em termos absolutos, apesar de o rácio em relação ao PIB estar a recuar, afastando Portugal do clube dos sobre-endividados do euro, refere.
Para poder comentar deves entrar na tua conta