PIB deverá crescer 16% entre 2019, ano pré-pandemia, e 2028, o que coloca o país no 11º lugar do ranking da Zona Euro.
Comentários: 0
Crescimento do PIB de Portugal
Expresso

O PIB de Portugal deverá crescer 16% entre 2019, ano imediatamente anterior ao aparecimento da pandemia, e 2028, o que coloca o país no 11º lugar do ranking da Zona Euro, ou seja, entre 20 países. Alargando o espetro, a economia nacional ocupa a posição 138, entre 190 países analisados a nível mundial. Em causa estão projeções recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo o Expresso, que se apoia nos dados do FMI, dentro de cinco anos, ou seja, em 2028, o PIB português deverá ficar 16% acima de 2019, o ano pré-pandemia da Covid-19, o que coloca o país a meio da tabela no espaço da moeda única.

Em 2022, a economia portuguesa foi uma das que mais cresceu na Zona Euro, sendo que as previsões do FMI, que constam no World Economic Outlook, indicam que deve voltar a ficar bem colocada este ano. O problema, escreve a publicação, é que foi também uma das que mais recuou em 2020, devido à pandemia e às medidas de confinamento adotadas para a travar.

Feitas as contas, este ano, o PIB deverá ficar 5,6% acima de 2019, tendo em conta a evolução já registada e a projeção do FMI. Um valor que representa um crescimento de 2,3% – superior ao esperado pelo Banco de Portugal (2,1%) e pelo Governo (2,2%). 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta