A Caixa Geral de Depósitos (CGD) decidiu transferir para o Estado o seu edifício-sede situado em Lisboa. E fê-lo sob forma de dividendos. Agora, sabe-se que esta transferência imóvel foi realizada por 361 milhões de euros, gerando ganhos brutos de 86,3 milhões de euros para o banco público português. A CGD continuar a usar os escritórios enquanto inquilina.
A informação desta transferência consta no relatório e contas da CGD relativo ao primeiro semestre de 2023. Aqui explicam que o banco público liderado por Paulo Macedo promoveu a liquidação do dividendo ao Estado no valor global de cerca de 712 milhões de euros há cerca de um mês. Deste valor, 351 milhões dizem respeito a numerário e 361 milhões de euros à “valorização do edifício transferido para o Estado Português”, referem.
“No momento da entrega do dividendo em espécie, a diferença positiva entre o valor de mercado atribuído ao imóvel no âmbito desta transação e o valor pelo qual este se encontrava registado no balanço da CGD foi reconhecida por contrapartida de resultados, num valor de 86,3 milhões de euros, ou 62,7 milhões de euros, deduzido de encargos com impostos”, referem ainda no documento.
Isto quer dizer que a CGD registou um ganho de 86,3 milhões de euros com a transferência do edifício-sede para o Estado, que em termos líquidos se traduz em 62,7 milhões de euros. Este ganho vai engordar ainda mais os lucros do banco público em 2023 e deverá ser distribuído pelo seu acionista.
Apesar de edifício-sede da CGD – localizado na Avenida João XXI, no Campo Pequeno – ter sido transferido para o Estado, o banco público continuará a usufruir do espaço. O mesmo documento revela que o a CGD assinou um contrato de arrendamento com o Estado em julho de 2023. A ideia é continuar a usufruir do espado enquanto procura uma nova sede até 2026.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta