Na Quinta do Lago, no Algarve, só é possível comprar 67 m2 de casa de férias luxosa com 1 milhão de dólares, diz estudo.
Comentários: 0
Casas de luxo pelo mundo
Quinta do Lago, Algarve Foto de Humphrey Muleba na Unsplash

As casas de luxo à venda pelo mundo não são acessíveis a qualquer carteira – é certo. Acontece que mesmo entre os principais mercados residenciais de luxo, há grandes diferenças de preços. Enquanto no Mónaco só se pode comprar 16 metros quadrados (m2) com 1 milhão de dólares, no Dubai já é possível comprar uma luxuosa casa de 91 m2 com o mesmo valor. O mesmo acontece nas casas de férias de luxo: na Quinta do Lago, no Algarve, só se pode comprar 67 m2 com 1 milhão de dólares, enquanto em Saint-Tropez (França) a área da casa reduz-se para metade.

Para saber quantos m2 de uma casa de luxo se podem comprar com 1 milhão de dólares (cerca de 913.100 euros à taxa de câmbio atual), a Knight Frank analisou 30 mercados residenciais de luxo, entre os quais se destacam grandes cidades e destinos de férias de alto nível. E concluiu que no Mónaco, Hong Kong e em Singapura, só se consegue comprar uma casa de luxo entre 16 e 32 m2 com essa quantia. Também em Genebra e em Nova Iorque só é possível adquirir 34 m2.

Nos mercados mais maduros, como Mónaco, Hong Kong, Londres ou Nova Iorque, o metro quadrado continua a ser mais inacessível do que nos principais destinos emergentes, como Miami ou Dubai, apesar de estas cidades terem sido importantes centros de atração de milionários.

“Há uma variação significativa nos preços nos mercados residenciais de luxo, o que muitas vezes surpreende os compradores. Os preços ‘prime’ no Dubai podem ser 134% mais elevados do que no início da pandemia, mas ainda são significativamente mais baixos do que nos mercados mais maduros”, destaca o The Wealth Report. “Se no Dubai se pode comprar 91 m2 com um milhão, esse valor mal chega para adquirir 22 m2 em Hong Kong”, compara o estudo. Já em Miami é possível adquirir uma habitação de luxo com 60 m2 e em Tóquio com 64 m2.

Quinta do Lago entre os destinos de luxo para comprar casas de férias

Olhando para os destinos turísticos de luxo onde se compram casas de férias, a Knight Frank conclui que é precisamente no litoral e nos destinos de neve onde o m2 das habitações é mais elevado. Em Aspen (EUA) só é possível comprar 20 m2 de uma habitação com 1 milhão de dólares. E em Verbier, na Suíça, só se conseguir adquirir 28 m2.

Logo a seguir seguem destinos de férias de calor, como Saint-Tropez na França, onde só se pode comprar 32 m2 com 1 milhão de dólares e ainda Ibiza, em Espanha, onde a área aumenta apenas para 50 m2.

O que salta à vista é que esta lista de destinos turísticos prime tem uma representação portuguesa a meio da tabela: a Quinta do Lado, no Algarve. Aqui, com 1 milhão de dólares só é possível comprar uma casa de férias luxuosa de 67 m2, conclui o estudo.

Já nos Barbados, na Cidade do Cabo (África do Sul) e em Phuket (Tailândia) é possível adquirir entre 143 e 213 m2 de uma habitação prime com 1 milhão de dólares.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta