Os centros comerciais evoluíram ao longo dos anos para se tornarem “verdadeiros centros multifuncionais, oferecendo experiências de compra integradas, iniciativas sociais, entretenimento e apoio a causas comunitárias”. Esta é uma das conclusões de um estudo que analisa o impacto destes espaços em Portugal. Segundo o mesmo, trata-se de um setor que conta com mais de 3,8 milhões de metros quadrados (m2) de Área Brutal Locável (ABL) no país, distribuídos por 173 centros comerciais em operação.
De acordo com a CBRE e a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), responsáveis pelo desenvolvimento do estudo, os shoppings “de hoje são o resultado de uma crescente evolução no sentido de se adaptarem às novas realidades sociais e económicas”.
“Apesar do crescimento acentuado do e-commerce, os consumidores portugueses têm ainda preferência pela experiência presencial, sendo que em 2022 as compras online totalizam 4.169 milhões de euros (8%) e as compras em loja representam 47.306 milhões de euros (92%)”, referem as duas empresas em comunicado.
Números e curiosidades sobre a atividade dos centros comerciais:
- Os centros comerciais representaram 38% das vendas do comércio a retalho em Portugal em 2022, empregando cerca de 368.000 pessoas, o que equivale a 80% da força de trabalho do comércio a retalho e 7% do total do emprego nacional;
- Considerando o contexto europeu, e o ano 2023, o estudo mostra que o investimento em retalho organizado representou 45% do investimento total em imobiliário de retalho;
- As vendas no retalho organizado em 2023 superaram os números pré-pandemia de 2019, mas também os de 2022, com um aumento de 10% em relação a 2019 e 11% em relação a 2022, denotando assim uma tendência positiva nas vendas;
- As vendas a clientes estrangeiros aumentaram, representando 12% do total em 2023, um aumento de 7% em relação a 2022;
- As transações ocorrem principalmente durante os fins de semana (34%) e no período pós-laboral (39%), ressaltando a importância e impacto da prática de horários alargados no mercado português, por comparação com outros países europeus onde os centros comerciais estão abertos apenas em horário laboral;
- Em 2023, os centros comerciais em Portugal totalizaram mais de 600 milhões de visitantes.
Em jeito de conclusão, as empresas antecipam, baseando-se no estudo, que é de esperar “um futuro de prosperidade e inovação para o setor de centros comerciais em Portugal, impulsionado pela resiliência e adaptabilidade demonstradas ao longo dos anos”.
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