Centros comerciais representaram 38% das vendas do comércio a retalho em Portugal em 2022, empregando cerca de 368.000 pessoas.
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Centros comerciais em Portugal
Centro comercial Colombo, em Lisboa Wikimedia commons

Os centros comerciais evoluíram ao longo dos anos para se tornarem “verdadeiros centros multifuncionais, oferecendo experiências de compra integradas, iniciativas sociais, entretenimento e apoio a causas comunitárias”. Esta é uma das conclusões de um estudo que analisa o impacto destes espaços em Portugal. Segundo o mesmo, trata-se de um setor que conta com mais de 3,8 milhões de metros quadrados (m2) de Área Brutal Locável (ABL) no país, distribuídos por 173 centros comerciais em operação.

De acordo com a CBRE e a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), responsáveis pelo desenvolvimento do estudo, os shoppings “de hoje são o resultado de uma crescente evolução no sentido de se adaptarem às novas realidades sociais e económicas”. 

“Apesar do crescimento acentuado do e-commerce, os consumidores portugueses têm ainda preferência pela experiência presencial, sendo que em 2022 as compras online totalizam 4.169 milhões de euros (8%) e as compras em loja representam 47.306 milhões de euros (92%)”, referem as duas empresas em comunicado. 

Números e curiosidades sobre a atividade dos centros comerciais:

  • Os centros comerciais representaram 38% das vendas do comércio a retalho em Portugal em 2022, empregando cerca de 368.000 pessoas, o que equivale a 80% da força de trabalho do comércio a retalho e 7% do total do emprego nacional;
  • Considerando o contexto europeu, e o ano 2023, o estudo mostra que o investimento em retalho organizado representou 45% do investimento total em imobiliário de retalho;
  • As vendas no retalho organizado em 2023 superaram os números pré-pandemia de 2019, mas também os de 2022, com um aumento de 10% em relação a 2019 e 11% em relação a 2022, denotando assim uma tendência positiva nas vendas;
  • As vendas a clientes estrangeiros aumentaram, representando 12% do total em 2023, um aumento de 7% em relação a 2022;
  • As transações ocorrem principalmente durante os fins de semana (34%) e no período pós-laboral (39%), ressaltando a importância e impacto da prática de horários alargados no mercado português, por comparação com outros países europeus onde os centros comerciais estão abertos apenas em horário laboral;
  • Em 2023, os centros comerciais em Portugal totalizaram mais de 600 milhões de visitantes.

Em jeito de conclusão, as empresas antecipam, baseando-se no estudo, que é de esperar “um futuro de prosperidade e inovação para o setor de centros comerciais em Portugal, impulsionado pela resiliência e adaptabilidade demonstradas ao longo dos anos”. 

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