Portugal destaca-se como um dos países europeus com maior desequilíbrio no setor residencial.
Comentários: 0
Lisboa
Freepik

A procura de diferentes tipos de alojamento residencial na Europa está a aumentar, nomeadamente face às alterações demográficas, inacessibilidade dos preços de habitação tradicional, crescimento das cidades ou ainda o envelhecimento da população, revela o relatório Unpacking Europe's Living Revolution, da Cushman & Wakefield (C&W). Setor deverá disparar até 2040.

“O aumento da procura por alojamento privado para arrendamento é sustentado por um declínio na acessibilidade dos preços da habitação em toda a Europa”, indica a consultora, em comunicado, acrescentando que a acessibilidade residencial tradicional diminuiu quase 30% no Reino Unido na última década e até 50% noutros países europeus, incluindo Portugal e Irlanda.

A procura gerada por esta situação, apelidada de “geração do arrendamento”, diz a C&W, combinada com a falta de oferta no mercado de arrendamento, “contribuiu para um forte aumento dos preços das rendas em praticamente todos os países europeus.” A Polónia lidera com um aumento de 29% nos últimos três anos, seguida de Portugal (15,2%), República Checa (12,9%) e Espanha (9,7%).

“Mudanças demográficas e o crescimento das cidades também estão a impulsionar a procura no setor residencial. Espera-se que as populações das grandes cidades cresçam entre 5 e 15% até 2040, continuando a ser um claro motor de procura no setor residencial na próxima década e além”, lê-se ainda.

“Este estudo vem mostrar como Portugal se destaca como um dos países europeus com maior desequilíbrio no setor residencial, uma realidade que se acentua com as significativas mudanças demográficas em curso. A crescente chegada de imigrantes, o progressivo envelhecimento da população e o incremento da população estudantil são dinâmicas que intensificam a procura por habitações ajustadas a requisitos específicos, quer sejam económicos, de localização ou de serviços complementares”, refere Ana Gomes, Partner e Head of New Business & Alternatives do departamento de Investimento da Cushman & Wakefield em Portugal.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta