Empréstimos habitação a taxa mista continuam a dominar o mercado.
Comentários: 0
crédito habitação
idealista

Perante a incerteza em torno das flutuações das taxas Euribor (que já estão a descer), continua a observar-se uma procura por crédito habitação a taxa mista, ou seja, empréstimos para a compra de casa que combinam a estabilidade inicial de uma taxa fixa com a flexibilidade de uma taxa variável a longo prazo. Uma destas campanhas é apresentada pelo Bankinter. Explicamos tudo no crédito habitação do mês.

As famílias parecem começar a respirar de alívio no que toca ao crédito da casa. As taxas Euribor voltaram a descer para todos os prazos no mês de agosto, trazendo reduções nas prestações dos empréstimos da casa a pagar ao banco, em particular para quem tem taxa variável.

Embora o Banco Central Europeu (BCE) tenha decidido manter os juros diretores nos atuais níveis na última reunião de julho e não tenha esclarecido o que vai acontecer na próxima reunião de 12 de setembro, as taxas Euribor continuaram a seguir a trajetória descendente.

No entanto, tudo aponta para novas descidas nos próximos meses. De acordo com o último inquérito a economistas internacionais, e tendo em conta a trajetória da inflação, o regulador europeu poderá abrandar a política monetária e anunciar até seis novos cortes nas taxas de juro até ao final de 2025 – a confirmar-se este cenário, as taxas de juro na zona euro situar-se-iam em 2,75% no final do próximo ano (face aos atuais 4,25%).

A instituição liderada por Christine Lagarde reúne-se de 6 em 6 semanas para definir os juros na zona euro. Este é o calendário de 2024 e as previsões das taxas a que vale a pena estar atento.

comprar casa
Freepik

Ofertas a taxa mista para comprar casa

Um dos bancos que está a oferecer soluções de crédito habitação a taxa mista mais acessíveis é o Bankinter. Em concreto, a sua solução destaca-se, desde logo, pelo facto de o banco não cobrar comissões mensais na conta à ordem que é necessária para contratar o empréstimo.

Além disso, a oferta de taxa mista fixa os juros a 2,5% no primeiro ano. Depois, o crédito habitação passa a taxa variável, sendo que os juros são calculados somando a Euribor contratada (a três, seis ou 12 meses) ao spread que começa nos 0,75%. A TAEG começa nos 5,30% com vendas associadas facultativas - contratação de seguro de vida e seguro multirriscos, ou domiciliação de ordenado, por exemplo.

Esta é uma solução de crédito habitação disponível para quem quer comprar uma habitação própria e permanente. É possível obter até 90% de financiamento do valor de aquisição ou  80% do valor da avaliação (o menor dos dois). O prazo máximo de pagamento do empréstimo para comprar casa será de 30 anos (ou os limites definidos pelo BdP), sendo que a idade máxima do mutuário para finalizar o pagamento são os 75 anos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta