A segurança é algo a que a população dá cada vez mais importância. E no momento de procura de uma casa nova, este fator torna-se imprescindível. Por esse motivo, muitas famílias estão a optar por residir em condomínios.
O controlo de acessos, a vigilância e os sistemas de segurança avançados neste tipo de empreendimentos tem atraído muitas pessoas, que têm como objetivo residir num ambiente seguro, com conforto e qualidade de vida. Se estás à procura de um novo lar, pondera uma casa de nova construção inserida num condomínio.
Motivos para optar por viver num condomínio
São diversos os benefícios de morar num condomínio, sobretudo nos dias de hoje, em que o fator segurança tem cada vez mais peso. Claro que a segurança é um deles, mas não só. Toma nota.
- Maior manutenção das zonas comuns: uma grande vantagem de morar num condomínio é o facto de haver muito mais cuidado com as áreas comuns a todos os residentes, como o hall ou receção do edifício e as zonas de lazer. A administração deve garantir que todos os espaços comuns estejam sempre bem cuidados, higienizados e proporcionando conforto aos moradores.
- Espírito comunitário: geralmente os residentes de condomínios têm maior coesão social, desenvolvem um sentimento de união e solidariedade coletiva.
- Maior valorização a longo prazo: a tendência é darmos cada vez mais relevância a habitações mais seguras. Por esse motivo, é previsível que a médio ou longo prazo um imóvel inserido num condomínio valorize mais do que os restantes.
- Segurança: deixámos para último o fator principal, a segurança. Muitas vezes com vigilantes profissionais, controlo de entradas e câmaras de vigilância, um condomínio é o ideal para quem privilegia morar num lugar seguro.
'Amenities': comodidades de lazer e espaços comuns
Um dos maiores privilégios de comprar uma casa nova inserida num condomínio é o acesso a “amenities” como ginásios, piscinas, parques infantis, jardins comuns, sala de reuniões ou lavandaria, para dar apenas alguns exemplos.
Estas áreas comuns aos moradores ajudam a criar um ambiente de união entre os mesmos, contribuindo para a qualidade de vida de todos. Além de oferecerem oportunidades de socialização entre residentes, elas proporcionam também momentos de conforto e diversão.
- Lazer: aqui podemos destacar, como já referimos alguns deles, as piscinas, os parques infantis, os jardins, salão de festas, sauna, campos de ténis, entre outros. Além de promoverem a socialização, estes espaços proporcionam momentos divertidos e de bem-estar.
- Saúde: ginásios, espaços fitness, spa, mas também piscinas, saunas e campos de ténis ou de outras modalidades que, além de espaços de lazer, são grandes contribuidores da saúde física e mental dos moradores.
- Trabalho: também no que toca a trabalho os residentes de muitos condomínios estão assegurados com excelentes condições. Referimo-nos a espaços de coworking, salas de reunião ou business centers.
Tecnologias de segurança
A tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas e no nosso dia a dia. E os condomínios de nova construção estão a tirar o melhor proveito dela.
- Controlo de entradas: os novos sistemas de controlo de acessos nos condomínios fornecem uma segurança extra aos moradores. Entre estas diversas tecnologias destacamos os códigos de acesso, o reconhecimento facial e a impressão digital.
- Câmaras de vigilância: as áreas comuns de muitos dos novos condomínios já estão a ser monitorizadas 24 horas por dia através de câmaras de vigilância, que permitem detetar possíveis intrusos.
- Sensores de movimento: tratam-se de sensores que são colocados nas zonas comuns do condomínio ou em áreas estratégicas e que têm como objetivo detetar movimentos suspeitos em determinados locais e/ou horários incomuns.
- Sistemas de deteção de incêndios: hoje em dia os sistemas de deteção de fumo e incêndio estão mais modernizados, utilizando sensores inteligentes que podem enviar alertas automáticos para os moradores em caso de emergência.
Como viver num condomínio afeta positivamente a qualidade de vida
Os residentes de condomínios têm, por norma, várias regalias. Como já referido anteriormente, há um maior espírito comunitário, uma maior manutenção das zonas comuns a todos os moradores, as 'amenities' e, claro, a maior segurança.
Tudo isto reflete-se de forma bastante positiva na qualidade de vida dos moradores. Por exemplo, a maior interação entre os diferentes residentes vai criar uma rede de apoio mútuo, promovendo um ambiente mais familiar e acolhedor.
Já o acesso às comodidades como locais de lazer e bem-estar também impulsiona a interação social, além de promover a saúde e a diversão. E não poderia faltar, logicamente, a referência ao fator segurança, que oferece aos moradores uma maior tranquilidade e conforto, permitindo-lhes um estilo de vida equilibrado e de qualidade.
Encontra aqui a tua casa nova de sonho num condomínio
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta