IA "está a criar oportunidades de negócio” no setor, revela Miguel Silva, Head of IT da Porta da Frente Christie’s, em entrevista.
Comentários: 0
IA no setor imobiliário
Miguel Silva, Head of IT da Porta da Frente Christie’s Créditos: Freepik | Porta da Frente Christie’s

A Inteligência Artificial (IA) é, cada vez mais, uma realidade e está a deixar marcas na sociedade e nos vários setores económicos. O imobiliário não é exceção, sendo esta uma tecnologia que “está a transformar a experiência do cliente, a otimizar processos e a criar oportunidades de negócio”, segundo diz ao idealista/news Miguel Silva, Head of IT da mediadora imobiliária Porta da Frente Christie’s. “E Portugal já começa a acompanhar essa evolução”, revela.

Mas o que está, na verdade, a mudar? O que está já a acontecer no negócio da compra, venda e arrendamento de casas? “No contexto de compra e venda, a IA vai possibilitar avaliações de mercado mais precisas e instantâneas, além de estimativas de valor baseadas em dados históricos e tendências em tempo real. Para o cliente, isso significa uma tomada de decisão mais informada, com acesso a informações detalhadas e personalizadas. No arrendamento, a IA pode otimizar a triagem de inquilinos e facilitar o processo de gestão de contratos e manutenção, tornando-o mais rápido e seguro”, explica o especialista.

Entre os temas abordados nesta entrevista está também aquela que é, segundo a Porta da Frente Christie’s, a primeira assistente virtual de imobiliário em Portugal. Chama-se Rachel e “exemplifica perfeitamente como a IA pode transformar o setor, especialmente na mediação, ao proporcionar uma solução prática e acessível”, argumenta Miguel Silva. 

IA no setor imobiliário
Freepik

A Rachel, desenvolvida pela Porta da Frente Christie’s, é a primeira assistente virtual de imobiliário em Portugal, certo? Em que consiste esta ferramenta?

Exato, a Rachel é realmente a primeira assistente virtual deste tipo no mercado imobiliário em Portugal. Foi concebida para revolucionar o atendimento ao cliente, oferecendo uma interação que supera o chatbot tradicional. Em vez de se limitar a texto ou áudio, utiliza uma tecnologia multimodal avançada que combina vídeo, áudio e texto, proporcionando uma experiência muito mais próxima de uma conversa humana real.

Este avanço é possível graças ao nosso modelo de linguagem “F2F LLM” (Face-to-Face Language Model), que processa áudio e vídeo em tempo real e compreende as necessidades dos clientes de forma contextualizada. Diferente dos chatbots convencionais, que se limitam a um único canal de comunicação, a Rachel consegue ouvir, ver e responder, criando respostas mais ricas e precisas.

No contexto da Porta da Frente Christie’s, isso traz benefícios significativos: a Rachel consegue atender clientes 24/7, realizar uma triagem inicial de leads e explicar as características dos imóveis de forma visual e informativa.

Porquê a escolha do nome Rachel? 

A escolha do nome Rachel e a criação de uma identidade visual foram pensadas para humanizar a experiência do cliente, proporcionando uma sensação de proximidade, confiança e facilmente relacionável. Isso não só traz um toque de realismo à interação, como também reforça a ideia de uma presença contínua e personalizada para os clientes, como seria numa equipa humana com profissionais ao dispor.

Esta abordagem oferece flexibilidade e ajuda a criar uma experiência mais rica e envolvente, mantendo o cliente sempre bem acompanhado, independentemente do horário ou da situação em que aceda ao nosso site.

Que benefícios traz a Rachel aos utilizadores/clientes? Porquê? E desvantagens é possível apontar alguma?

A Rachel é muito mais que uma assistente virtual – reflete o nosso compromisso em inovar de forma focada no cliente. Na Porta da Frente Christie’s, a inovação faz parte do ADN, acompanhando uma transformação que está a redefinir o setor imobiliário como um todo.

Estamos a assistir a uma revolução proptech, onde a tecnologia não apenas facilita processos, mas eleva a experiência do cliente e redefine a forma como interagimos no mercado. A Rachel é uma das apostas estratégicas nessa transformação, projetada para oferecer um atendimento que combina automação, eficiência e uma experiência humanizada, tudo isso disponível 24/7. Para o cliente isto traduz-se num ponto importantíssimo para nós, que é o atendimento imediato. 

"Estamos a assistir a uma revolução proptech, onde a tecnologia não apenas facilita processos, mas eleva a experiência do cliente e redefine a forma como interagimos no mercado"

Como desafios, não da Rachel em particular, mas da IA como um todo, destaco duas situações: Em primeiro lugar, a complexidade das interações humanas, dado que por mais avançada que seja a tecnologia, existem situações emocionais e negociações complexas que ainda beneficiam de um toque humano. Em segundo, a própria evolução e adoção da tecnologia, que se reflete na preferência pelo contato humano que alguns clientes ainda manifestam ao procurar a interação com uma pessoa real, especialmente em transações imobiliárias onde o relacionamento e a confiança são fatores-chave. 

A Rachel é uma extensão da nossa equipa e não uma substituta, temos sempre um agente disponível para entrar na conversa, caso o cliente prefira.

Quando começou a ser pensada a Rachel e quando entrou em funcionamento? Foi também testada, certo? 

A Rachel começou a ser pensada há cerca de três anos, com o objetivo ambicioso de transformar o atendimento imobiliário em Portugal e colocar a Porta da Frente Christie’s na vanguarda da inovação assente em IA. Ao longo desse tempo, fomos construindo e testando o modelo em várias fases passando pela alimentação do mesmo criando a sua base de conhecimento sobre o negócio (os nossos produtos, o país, as zonas de atuação), ajustando cada detalhe para garantir que ela fosse útil, acessível e bem recebida pelos clientes.

Naturalmente, a Rachel passou por um período de testes rigorosos antes de entrar em funcionamento. Nessa fase, experimentamos diferentes funcionalidades, inclusive algumas versões mais avançadas, como uma que permitia à Rachel comentar sobre o estilo da pessoa com quem conversava - desde os óculos até ao penteado ou à camisola. Embora a tecnologia fosse impressionante, percebemos que esse nível de interação podia ser “invasivo” para alguns e decidimos ajustar o tom da Rachel para um perfil mais neutro e confortável.

Estamos a gerir cuidadosamente a velocidade de adoção desta tecnologia para evitar que os utilizadores se sintam “intimidados”. Queremos que cada cliente veja a Rachel como uma aliada, capaz de melhorar a experiência, mas sem exageros.

"A IA não é apenas uma ferramenta, é uma mudança transversal que está a transformar setores inteiros, e o imobiliário não é exceção. No futuro, veremos tarefas rotineiras e processos complexos a serem automatizados"

Está em causa um investimento de que ordem de valores?

Definir um valor exato ou uma avaliação concreta neste momento ainda é muito precoce. Estamos a analisar diversas variáveis que influenciam a dimensão deste investimento, pelo que este processo de avaliação está em curso.

Quantas pessoas/clientes já ajudou a Rachel em Portugal?

Já contamos com mais de 5.000 interações e a aumentar a cada dia que passa.

É possível afirmar que a Rachel é a prova de que a IA veio para ficar também no setor imobiliário, nomeadamente no segmento da mediação imobiliária?

Sem dúvida, a IA é uma tendência global e o próximo passo natural na revolução proptech que temos testemunhado. A Rachel exemplifica perfeitamente como a IA pode transformar o setor imobiliário, especialmente na mediação, ao proporcionar uma solução prática e acessível que veio para ficar. Com ela, conseguimos oferecer um atendimento contínuo e personalizado, libertando os consultores para se focarem em interações de maior valor enquanto mantemos um suporte constante e humanizado para os clientes.

IA na mediação imobiliária
Nova versão da Rachel, que será implementada em breve | Versão atual da Rachel Porta da Frente Christie’s

Será possível antever que haverá uma mediação imobiliária pré-IA e uma mediação imobiliária pós-IA? 

A IA não é apenas uma ferramenta, é uma mudança transversal que está a transformar setores inteiros, e o imobiliário não é exceção. No futuro, veremos tarefas rotineiras e processos complexos a serem automatizados.

Contudo, essa mudança tem de ser bem gerida. A adoção de IA traz um desafio importante: garantir que a tecnologia seja introduzida de forma gradual e intuitiva, para que tanto os clientes quanto os profissionais se sintam confortáveis e confiantes com a nova abordagem. Na Porta da Frente Christie’s, estamos a gerir essa transição de forma estratégica, focando em soluções que acrescentam valor sem “intimidar” os utilizadores com funcionalidades excessivas. A chave é assegurar de forma acessível e adaptada ao nosso contexto que a tecnologia serve sempre o objetivo principal: melhorar a experiência e o serviço do cliente Porta da Frente Christie’s.

"As tendências proptech mostram que a IA está a transformar a experiência do cliente, a otimizar processos e a criar oportunidades de negócio, e Portugal já começa a acompanhar essa evolução"

Que impacto terá a IA no setor imobiliário e, em concreto, no negócio da compra, venda e arrendamento de casas?

Globalmente, as tendências proptech mostram que a IA está a transformar a experiência do cliente, a otimizar processos e a criar oportunidades de negócio, e Portugal já começa a acompanhar essa evolução. Em mercados mais avançados, como os EUA e alguns países da Europa, a IA já facilita processos complexos, desde a análise de dados de mercado em tempo real até à criação de assistentes virtuais que agilizam o atendimento. Estas ferramentas permitem uma personalização sem precedentes na recomendação de imóveis e na qualificação de leads, assegurando que tanto o cliente como o consultor têm uma experiência mais eficiente e orientada por dados.

A título de exemplo e para nomear apenas alguns cenários possíveis: No contexto de compra e venda, a IA vai possibilitar avaliações de mercado mais precisas e instantâneas, além de estimativas de valor baseadas em dados históricos e tendências em tempo real. Para o cliente, isso significa uma tomada de decisão mais informada, com acesso a informações detalhadas e personalizadas. No arrendamento, a IA pode otimizar a triagem de inquilinos e facilitar o processo de gestão de contratos e manutenção, tornando-o mais rápido e seguro.

Na Porta da Frente Christie’s, seguimos de perto estas tendências e de forma estratégica, e iremos seguir o nosso caminho de inovação, trazendo-as para o mercado português de forma adaptada e útil. Ao investir em IA, asseguramos que a experiência do cliente seja não apenas moderna e personalizada, mas também transparente e confiável, acompanhando a evolução proptech global.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta