Lançamento desta empresa pública é uma das principais reivindicações dos partidos à esquerda do PSOE, liderado por Pedro Sánchez.
Comentários: 0
Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol
Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol Getty images

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, aproveitou a sua intervenção no encerramento do 41.º Congresso Federal do PSOE para anunciar que o Governo vai criar uma “grande” empresa pública de habitação, que será responsável pela construção e gestão de habitações da Administração Geral do Estado (AGE), embora não tenha dado mais detalhes sobre o assunto. Este último Congresso Federal do PSOE, realizado em Sevilha, ratificou-o como secretário-geral socialista e à sua nova direção.

A partir daqui, Sánchez repreendeu o PP pelos “ataques” à Lei da Habitação, anunciando que o Governo responderá às políticas "populares" com a criação de uma grande empresa pública de habitação “capaz de construir e gerir habitações” AGE. 

A criação de uma empresa pública tem sido uma das principais reivindicações dos partidos à esquerda do PSOE, que têm levado a cabo esta abordagem como uma das medidas a implementar para dar resposta à crise na habitação que tem levado a várias manifestações nas principais cidades espanholas.

Os socialistas têm procurado dar um papel relevante à questão da habitação com muito diálogo com a ministra do setor, Isabel Rodríguez, para dar destaque a Lei da Habitação aprovada pelo Executivo.

Isabel Rodríguez, ministra da Habitação e Agenda Urbana de Espanha
Isabel Rodríguez, ministra da Habitação e Agenda Urbana de Espanha Getty images

Ministra Isabel Rodríguez ataca política de habitação de Ayuso

A Ministra da Habitação e Agenda Urbana, Isabel Rodríguez, criticou a política de habitação da Presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, durante o seu discurso no primeiro painel do 41º Congresso Federal do PSOE em Sevilha, que tem acusado de “travar” a ação do Governo nesta matéria. E optou, mais uma vez, pela regulação, porque, como disse, “o bar aberto na política de habitação está a sufocar milhões de pessoas”.

Durante o seu discurso, Isabel Rodríguez enalteceu a ação do Governo de Pedro Sánchez em matéria de habitação, com a aprovação da Lei da Habitação, embora tenha denunciado algumas atitudes por parte das comunidades do PP, mais especificamente de Madrid.

"A senhora Ayuso está a fazer com que milhares de residentes de Madrid fiquem presos num mercado de arrendamento que implica que tenham de alocar 60%, 70% ou 80% do seu salário, se não 100%, para pagar o arrendamento", criticou Isabel Rodríguez.

A este propósito, defendeu que o PSOE “diz regulação” porque, como especificou, “o bar aberto não funciona” em termos de habitação, destacando que os autarcas socialistas da Comunidade de Madrid exigem efetivamente que Ayuso ponha em andamento a Lei da Habitação que está em curso.

“Este Governo acredita no Estado das Autonomias e respeita as suas competências, mas acima de tudo exige que esses poderes sejam sempre exercidos em favor dos cidadãos”, afirmou.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta