O negócio da compra e venda de casas luxuosas está de vento em popa no Dubai, com a oferta de imóveis a dar resposta a todos os gostos e preços. As empresas ligadas ao setor, nomeadamente as imobiliárias, querem atrair cada vez mais compradores oriundos da Europa, Ásia e Américas, havendo habitações a ser vendidas por preços milionários.
Segundo a Bloomberg, estão em causa ativos comercializados por valores que variam entre 60 milhões de dólares (58 milhões de euros) e mais de 120 milhões de dólares (116 milhões de euros). E interessados não faltam e vêm de todas as geografias.
As ‘ameneties’ oferecidas são cada vez mais extravagantes, até mesmo para os padrões de um emirado como o Dubai, conhecido pelo seu amor ao brilho e ostentação. Trata-se de mansões e penthouses equipadas, algumas, com salas de cinemas, serviços de spa e elevadores privados, por exemplo.
Um construtor, por exemplo, transportou uma parede de vidro gigante ao longo de milhares de quilómetros para dar ao proprietário a vista escolhida para o mar. E outro criou um piso/chão móvel para a piscina de um cliente que sobe para se fundir com os azulejos do jardim durante as festas.
A agência de notícias refere que os preços no mercado imobiliário do Dubai continuam a crescer, embora de forma mais moderada após o aumento verificado em 2021. O que não impede, no entanto, os construtores de projetarem novas casas palacianas ao longo dos locais mais caros à beira-mar da cidade.
“O segmento mais alto do mercado é o mais rentável”, disse Mark Phoenix, CEO da Sankari Properties, cuja empresa está a construir uma torre de ultraluxo de mil milhões de dólares (mais de 996 milhões de euros). “Se tudo for feito de forma correta, um promotor pode vender pelo maior preço possível”, acrescentou.
Citando dados da Knight Frank, a Bloomberg refere que, no ano passado, foram vendidas no Dubai 435 casas avaliadas em mais de 10 milhões de dólares (9,6 milhões de eros), um valor recorde e que supera os registados em Nova Iorque (EUA) e Hong Kong. E as estimativas apontam para que os preços dos imóveis de ultra luxo aumentem pelo menos mais 5% este ano no emirado, depois de terem disparado cerca de 67% desde 2021.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta