Na vida, quase sempre tentamos destacar-nos dos demais em alguns aspetos. E do ponto de vista da arquitetura, os artistas sempre procuraram aquele ponto que os diferenciasse, ter um estilo próprio e reconhecimento.
E na casa de sonho desta semana, o desafio de atingir a distinção e diferença foi levado ao extremo. No meio de uma rua estreita com as típicas casas de tijolos vermelhos de Seul (Coreia do Sul), uma fachada foi envolta por um revestimento de aço sem janelas.
Apelidada de Casa Bomun, o estúdio de arquitetura sul-coreano Atelier Itch decidiu envolvê-la com uma fachada de aço sem janelas, como se fosse uma gaveta brilhante. A tudo isto deve-se acrescentar que a casa está localizada num pequeno beco onde mal há espaço para um carro, o que dá origem a um maior contraste e impacto nas restantes casas de alvenaria.
A fachada é composta por uma série de tábuas de aço leve corrugado que fecham a escada exterior de acesso à casa de forma a "refinar o exterior do edifício" que, segundo o estúdio, foi "desordenado" pelos vários elementos que o compunham, como a própria escada ou as janelas.
Na realidade, a renovação faz sentido porque, numa rua tão estreita, com a impossibilidade de ter boas condições de luz natural e melhorar as vistas, a prioridade do atelier foi, nas suas palavras, "aperfeiçoar o exterior do edifício para dar-lhe um aspeto limpo e marcante".
Além disso, o projeto não consistiu apenas na criação de uma parede de aço na fachada, o terraço do terceiro andar também foi transformado num espaço para viver. Com isso, o proprietário poderia usar o segundo andar e o terraço e arrendar os dois andares inferiores. Por esse motivo, era importante que o edifício se destacasse positivamente.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta