Montante total de empréstimos para compra de casa atingiu novo máximo desde o final de 2013, revela BdP.
Comentários: 0
Crédito habitação em Portugal
Freepik

A procura por crédito habitação em Portugal está em alta há vários meses. E esta tendência tem feito subir o montante total de empréstimos para compra de casa mês após mês, atingido um novo máximo desde o final de 2013 em junho. Mais: o valor total de créditos habitação existentes no país cresceu 7,3%, uma variação anual muito superior à registada no conjunto dos países da área euro (+2,1%).

Tem-se assistido à corrida por crédito habitação tanto em Portugal, como na Europa, motivada pela descida dos juros, maior confiança no mercado e condições das ofertas mais atrativas. No nosso país, há um incentivo extra que ajuda a explicar este crescimento: os novos apoios para os jovens comprarem casa, nomeadamente a isenção de IMT e a garantia pública.

Todos estes fatores ajudam a explicar o facto de o montante total de crédito habitação existente na banca portuguesa estar a aumentar a elevado ritmo. “O stock de empréstimos para habitação aumentou 1.525 milhões de euros relativamente a maio, totalizando 106,3 mil milhões de euros no final de junho”, assinalou esta sexta-feira, dia 25 de junho, o Banco de Portugal (BdP). Trata-se mesmo do valor mais elevado desde o final de 2013.

No nosso país, os empréstimos para habitação voltaram a acelerar em junho, tendo crescido 7,3% em relação ao mês homólogo, “a maior taxa de variação anual desde agosto de 2008”, destaca ainda o BdP, que passará a ser governado pelo economista Álvaro Santos Pereira, ao que tudo indica, a partir de setembro. 

O que também salta à vista é que o valor total de créditos habitação em Portugal tem crescido muito mais do que na área euro no último ano, com as variações anuais a afastarem-se mês após mês. Portanto, em junho este montante de empréstimos para habitação subiu 7,3% em Portugal, um crescimento que contrasta com os 2,1% registado na Europa no mesmo mês. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta