Ponte atravessa o Grande Desfiladeiro de Huajiang e foi construída na província de Guizhou, no sudoeste da China.
Comentários: 0
Ponte mais alta do mundo
Huajiang Canyon Bridge1 CC BY-SA 3.0 by Glabb

Foi inaugurada a 28 de setembro de 2025 e está 625 metros acima do leito do rio, pensando 22.000 toneladas. Trata-se de uma ponte suspensa - a mais alta do mundo -  que atravessa o Grande Desfiladeiro de Huajiang e que foi construída na província de Guizhou, no sudoeste da China. 

O início da construção deu-se em 2022 e colocou uma série de desafios de engenharia, já que o trabalho foi realizado sobre o Grande Desfiladeiro de Huajiang, cujo vale é conhecido como a “fenda do mundo” devido à sua profundidade. Os fortes ventos que sopram na região e as complexas condições geológicas da zona foram também adversários.

Segundo o Governo da província de Guizhou, o uso das mais modernas tecnologias foi fundamental para completar a obra. A equipa recorreu, por exemplo, ao Sistema de Navegação por Satélite BeiDou para assistência na construção, bem como a drones e modelagem BIM para visualização tridimensional. No final, os engenheiros responsáveis registaram 21 patentes associadas aos avanços técnicos desenvolvidos para concluir o projeto.

Além da elevação de 625 metros, a nova ponte será também a mais longa do mundo construída em região montanhosa, com um total de 2,89 quilómetros. O vão principal, com 1.420 metros de comprimento, é composto por 93 vigas de aço com um peso total estimado em 22.000 toneladas – três vezes o peso da Torre Eiffel.

A estrutura ultrapassa em 60 metros a anterior recordista mundial – a ponte de Duge, também na província de Guizhou – e aproxima-se dos 632 metros da Shanghai Tower, o edifício mais alto da China. Segundo o jornal South China Morning Post, Guizhou alberga quase metade das cem pontes mais altas do mundo, devido à sua geografia montanhosa. Apenas três das 50 mais elevadas estão fora da China, todas acima dos 300 metros de altura.

*Com Lusa

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta