O fundo de investimento Blackrock e um grupo formado pelas tecnológicas Nvidia e Microsoft anunciaram esta terça-feira (15 de outubro de 2025) a aquisição da Aligned Data Centers, por cerca de 34,38 mil milhões de euros (40 mil milhões de dólares).
Segundo comunicado citado pela EFE, a venda da Aligned Data Centers pela sua atual proprietária, a Macquarie Asset Management (MAM), é a maior do setor dos centros de dados (‘data centers’) até à data.
A transação envolve a AI Infrastructure Partnership, uma aliança criada pela Nvidia e pela Microsoft, entre outras entidades como a MGX, empresa estatal de investimento em Inteligência Artificial (IA) dos Emirados Árabes Unidos e a Global Infrastructure Partners, um consórcio da BlackRock.
A aquisição tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026.
“Esta transação demonstra a capacidade da Macquarie Asset Management de identificar antecipadamente temas-chave e identificar oportunidades que geram valor para os nossos clientes e parceiros”, observou Ben Way, responsável da empresa, na mesma nota.
Ben Way acrescentou que a expansão da Aligned Data Centers, que cresceu de duas unidades para 50 em sete anos, reflete a sua “abordagem colaborativa com grandes empresas e equipas para apoiar o seu rápido crescimento e gerar impacto positivo”.
A empresa norte-americana sediada em Dallas, Texas, é líder no fornecimento de soluções sustentáveis para ‘data centers’, que são instalações que albergam os equipamentos necessários para o funcionamento da IA.
Outras empresas tecnológicas, como a OpenAI e a Oracle, estão também a fechar negócios relacionados com estas infraestruturas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta