A Aticco inicia oficialmente a sua expansão internacional, anunciando a abertura do seu primeiro espaço de trabalho partilhado fora de Espanha. E foi Lisboa a cidade eleita para acolher este coworking.
O Aticco República tem abertura prevista para o verão de 2026, no número 26 da Avenida da República, e conta com uma área total de 7.413 metros quadrados (m2). O edifício vai oferecer vários espaços de trabalho, como escritórios privados e áreas partilhadas, além de salas de reuniões e cabines telefónicas. Além disso, contará também com ginásio, terraço, restaurante e estacionamento, de modo a criar uma comunidade colaborativa entre profissionais, startups e empresas.
A Aticco vai-se concentrar na criação de comunidade, no design e na experiência, com a finalidade de criar ambientes inspiradores onde as pessoas e as ideias cresçam em conjunto, enquanto o edifício será gerido através de um Management Agreement. Este é um modelo de negócios com base na flexibilidade e na colaboração, permitindo aos proprietários dos imóveis beneficiar da rentabilidade do coworking.
“A parceria com a Aticco é para nós motivo de grande satisfação, dado que nos permite estar presentes num segmento de mercado com grande potencial de crescimento, aliado a um parceiro líder na Peninsula Ibérica. Visitámos várias instalações da Aticco e pudémos constatar o modelo diferenciado de Flex Office e Coworking que claramente os distingue da concorrência. Acreditamos que este segmento continuará a sua expansão nos próximos anos e é com orgulho que nos juntamos à Aticco neste processo”, avança, em comunicado, Pedro Dias Cardoso, administrador da sociedade de investimentos Incity Capital, proprietária do Aticco República.
A localização deste edifício, na Avenida da República, foi escolhida estrategicamente por ser a principal zona financeira da capital portuguesa e pela excelente ligação a transportes públicos e pela proximidade a outras zonas empresariais.
Portugal afirma-se como hub emergente na Europa
A escolha da cidade de Lisboa para a abertura do novo espaço da empresa espanhola de Flex office e Coworking explica-se pelo facto de Portugal se afirmar como um dos hubs europeus mais fortes, segundo o relatório Mapping Portugal’s Startup Landscape 2024, promovido pela organização Startup Portugal, que aponta que o ecossistema português tem já mais de 4.719 startups ativas, o que representa um crescimento de 16%, com Lisboa a acolher 47% das empresas.
“Atualmente, Lisboa é uma das cidades mais atrativas para empreendedores e empresas que querem crescer na Europa. O Aticco República chega à melhor localização de Lisboa, o que representa o nosso compromisso em apoiar as organizações que apostam na cidade como base para abrir ou expandir o seu negócio”, indica o CEO da Aticco, Gabriel Espín.
A expansão além-fronteiras
Com o Aticco República, a empresa dá o primeiro passo oficial da sua expansão internacional e consolida-se como um dos principais operadores Flex Office e Coworking da Península Ibérica, com mais de 78.000 m2 sob gestão e contando com 14 espaços em cidades como Barcelona, Madrid e Valência e uma comunidade de mais de 6 mil profissionais e empresas.
A operação do Aticco República foi realizada em colaboração com a consultora imobiliária JLL. “A JLL orgulha-se de ter apoiado a Aticco neste marco histórico da sua primeira expansão internacional. A equipa de Office Leasing trabalhou de forma próxima com a Aticco para identificar e assegurar um ativo que correspondesse plenamente aos seus requisitos estratégicos”, afirma Bernardo Vasconcelos, Head of Office Leasing da JLL Portugal.
O responsável acrescenta que “a localização na Avenida da República, no coração do distrito financeiro do Saldanha, oferece exatamente o que a Aticco procurava: uma presença premium numa das zonas empresariais mais dinâmicas de Lisboa, com excelente conectividade aos transportes públicos e proximidade ao ecossistema de startups e empresas da cidade”.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta