Gestora de investimentos quer aumentar portfólio e está à procura de imóveis de retalho alimentar por toda a Europa.
Comentários: 0
Continente Bom Dia
Continente Bom Dia Savills IM
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

A Savills Investment Management acaba de anunciar a compra de dois supermercados urbanos em Portugal para um fundo especial alemão. Um dos supermercados está localizado em Vila Verde e outro em Montemor-o-Novo. Estas aquisições enquadram-se na estratégica europeia de retalho alimentar da Savills IM, que tem capital disponível para novas compras e está à procura de imóveis por toda a Europa, especialmente em Espanha, Itália, Países Baixos, França, Irlanda, Suécia e Finlândia.

Os dois supermercados agora comprados, estão localizados em Vila Verde e Montemor-o-Novo, e tiveram as suas obras terminadas em dezembro de 2020 e março de 2021, respetivamente. Ambos arrendados a longo prazo ao Continente, do grupo Sonae, operando no formato “Continente Bom Dia”. Estes imóveis contam com certificação BREEAM In-Use nível ‘Very Good’ e o arrendatário colocou, após a finalização das obras, sistemas fotovoltaicos.

“Voltámos a investir em Portugal no âmbito da nossa estratégia europeia de retalho alimentar, e com bons motivos. Os imóveis enquadram-se perfeitamente na nossa estratégia de investimento em localizações de retalho local sustentáveis e de elevada qualidade, que oferecem um claro valor acrescentado tanto para os inquilinos como para a população local", explica Kathrin Michalzik, Head of Fund Management Germany da Savills Investment Management, citado em comunicado.

Além disso, o responsável destaca que Portugal e Espanha têm estado entre as economias com crescimento mais rápido da zona euro desde a pandemia. "A inflação moderada, o dinamismo no mercado de trabalho, o aumento dos salários e o setor turístico em expansão têm impulsionado o crescimento das vendas na Península Ibérica. Os sólidos fundamentos em Espanha e Portugal, combinados com níveis de preços atrativos, estão a abrir oportunidades de investimento interessantes, com um perfil de risco-retorno atrativo”, diz na mesma nota.

Neste momento, a estratégia europeia de retalho alimentar da Savills IM conta já com 67 propriedades, com vários supermercados adquiridos na Península Ibérica nos anos de 2023 e 2024, com um portfólio diversificado em sete países da Europa.

Para Ian Jones, Director of Investment da Savills Investment Management, “esta é mais uma excelente aquisição para o nosso diversificado portfólio de imóveis comerciais no setor de retalho alimentar europeu, um setor que demonstrou resiliência durante a pandemia, adaptando-se a um contexto de inflação mais elevada e à evolução dos hábitos de consumo”.

O responsável acrescenta que “a oportunidade neste setor é particularmente atrativa no cenário atual, proporcionando acesso a imóveis essenciais com rendas indexadas à inflação, elevada solidez financeira e procura crescente por parte dos inquilinos no setor dos supermercados”.

Estas transações contaram com a assessoria jurídica da Morais Leitão (MLGTS). A Arcadis atuou como consultora técnica, a PwC como consultora fiscal e financeira e a Cushman & Wakefield como consultora comercial.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta