A Madeira acaba de dar as boas-vindas à The Editory Collection Hotels, grupo hoteleiro português que se estreia na ilha com a abertura do The Editory Ocean Way Funchal. Trata-se de um novo hotel de cinco estrelas que resulta da reabilitação e modernização de um hotel devoluto que se encontrava encerrado há mais de oito anos (o antigo Hotel d’Ajuda). Sai do papel após um investimento de 20 milhões de euros.
Localizado no número 15 da Rua do Vale da Ajuda, no Funchal, esta nova unidade hoteleira conta com 98 quartos e suites, todos com varanda, distribuídos ao longo de seis pisos. As tipologias vão desde quartos duplos standard até suites com vista mar, indica o grupo hoteleiro em comunicado.
Comodidades para todos os gostos e exigências
Os hóspedes do The Editory Ocean Way Funchal terão à disposição o restaurante ABRA, que aposta em ingredientes locais, produtores da região e referências da cozinha madeirense, como o peixe-espada-preto com banana, o polvo e o marisco, sempre com uma abordagem contemporânea.
No rooftop do hotel encontra-se o bar Afe-nafe, destinado sobretudo a refeições partilhadas, com uma carta que privilegia pratos de conforto e petiscos. Entre quinta a sábado o rooftop tem uma programação musical diversa.
Além do restaurante e do rooftop, o hotel dispõe de mais um bar, mas também outras opções de lazer como três piscinas (duas exteriores e uma interior), um terraço com vistas panorâmicas sobre o mar e sobre a cidade, destinado para pequenos eventos ou, simplesmente, para desfrutar de um cocktail num final de tarde.
No Fennel SPA oferece várias salas de tratamento, uma zona de relaxamento e um menu de massagens. Já os hóspedes mais ativos terão acesso a um ginásio aberto 24 horas, com equipamento de fitness de última geração.
Fornecedores locais e nacionais envolvidos no projeto
A concretização do projeto de reabilitação e modernização contou com uma alargada rede de fornecedores locais e nacionais, responsáveis por FF&E (Furniture, Fixtures & Equipment), materiais, iluminação, têxteis, tecnologia e soluções de conforto.
As obras ficaram a cargo do proprietário do edifício, com toda a intervenção ao nível de mobiliário, equipamentos, decoração e tecnologia hoteleira sob a responsabilidade da The Editory Collection Hotels. O Gabinete RH+ assinou o projeto de arquitetura exterior enquanto a Sonae Sierra ficou responsável pela arquitetura interior e pelo design de interiores.
O projeto de recuperação e modernização do edifício e a sua respetiva transformação num novo hotel de cinco estrelas de nova geração, promovida pelo Grupo madeirense Interpatium, representa um investimento global de 20 milhões de euros, partilhado entre o proprietário e o operador, segundo se lê na nota.
Aproveitamento do talento local
O The Editory Ocean Way Funchal permitiu a criação de 50 novos postos de trabalho, em áreas como a restauração, o alojamento e a manutenção, mas também em funções de gestão e coordenação.
Mais de 95% destes empregos foram preenchidos por residentes na Madeira, o que reforça o compromisso do Grupo The Editory Collection Hotels com a economia local, promovendo a retenção de talento e a valorização da hospitalidade genuína da ilha.
Inspiração madeirense desde a arquitetura até à arte
A marca The Editory Collection Hotels assume o território como ponto de partida para o desenho de cada um dos seus hotéis. E o The Editory Ocean Way Funchal não é exceção. A sua ligação à Madeira reflete-se na paleta cromática e nos materiais que evocam o oceano, a vegetação exuberante e a luz da ilha.
As suas equipas receberam formação orientada para a cultura local e a programação do hotel é igualmente pensada para aproximar os hóspedes da oferta local, promovendo a ligação com a comunidade madeirense. Já no que respeita à arte, Bárbara Gil, formada em design e em pintura, assinou obras exclusivas para o hotel.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta