O parque comercial possui fortes níveis de afluência e alta taxa de ocupação, com marcas de referência nacionais e internacionais.
Comentários: 0
Retail Park de Matosinhos
Worx
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

O Retail Park de Matosinhos tem um novo proprietário. Situado numa das áreas em expansão do Grande Porto, trata-se de um parque comercial com qualidade, escala, elevada taxa de ocupação e fortes níveis de afluência.

Esta venda, que foi a maior operação de Retail Parks do último ano, foi realizada entre o Fundo Novimovest (gerido pela Santander Asset Management, SGOIC, S.A.), o antigo proprietário, e o Fundo Valor Prime (gerido pela Montepio Gestão de Activos, Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo, S.A.), o novo proprietário, numa transação - o valor do negócio não é divulgado - que contou com a assessoria de uma equipa de Capital Markets da WORX Real Estate Consultants.

Com uma área bruta locável (ABL) de cerca de 33.300 metros quadrados (m2) e 947 lugares de estacionamento, o parque integra 13 operadores e conta com um ‘tenant mix’ diversificado com várias marcas de referência tanto a nível nacional como internacional, onde se destacam o Continente, Conforama, Darty (marca que substituiu a MediaMarkt), Hôma e Espaço Casa. Projetado pelo atelier Promontório, o ativo foi inaugurado em 2016, mas a sua configuração e dimensão atual foram concluídas em 2022.

Este é o primeiro Retail Park a integrar a carteira de ativos do Fundo Valor Prime, que pretende reforçar e expandir o seu portefólio de ativos imobiliários em diferentes setores e geografias. 

Em comunicado, Margarida Andrade, administradora da Montepio Gestão de Activos, indica que “a aquisição deste portefólio se encontra alinhada com a política de investimento do Fundo Valor Prime, no que respeita à diversificação da carteira, quer em termos de afetação por setor de atividade, como em termos geográficos, como ainda na diluição de risco, permitindo assim a manter a estabilidade e retorno de investimento aos seus cerca de 18.950 subscritores”. 

Retail Park de Matosinhos
Worx

A responsável acrescenta que o Fundo “fechou o ano 2025 com uma rendibilidade de 4,35% e com 512,8 milhões de euros de ativos sob gestão, registando um acréscimo significativo em relação ao período homólogo (+111,8 milhões de euros), o que traduz igualmente, a confiança dos investidores”.

A operação contou com a assessoria e consultoria da WORX, que garantiu, desde a fase de estruturação à execução do negócio, a coordenação entre a Santander Asset Management e a Montepio Gestão de Activos.

“A venda do Retail Park de Matosinhos à Montepio Gestão de Activos confirma o sucesso de um investimento desenvolvido de raiz pela Santander Asset Management. O ativo afirmou-se ao longo dos anos como uma referência no retalho em Portugal, despertando consistentemente o interesse de investidores institucionais nacionais e internacionais”, refere Luís Figueiredo, administrador da Santander Asset Management. O responsável sublinha ainda que “ao longo do seu ciclo de vida, foram realizadas várias melhorias e intervenções, reforçando a oferta de serviços, a sustentabilidade do edifício e a entrada de novos inquilinos, o que permitiu aumentar a sua rentabilidade”.

“Enquanto ativo âncora do Fundo Novimovest, a sua alienação estava prevista no âmbito da estratégia de desinvestimento em curso. A forte resposta do mercado permitiu concluir a operação dentro dos prazos definidos, validando assim a decisão estratégica adotada”, conclui Luís Figueiredo.

Por sua vez, o CEO da WORX, Pedro Rutkowski, destaca a importância para a consultora em começar o ano com este negócio “de grande relevância”, pelo reforço do seu “’track record’ em Capital Markets, mas também pela confiança contínua que os investidores institucionais depositam” na empresa enquanto parceiro estratégico para assessorar este tipo de vendas e aquisições. “Este negócio destaca-se ainda como o maior do último ano no segmento de Retail Parks, o que lhe confere uma enorme relevância para o total de investimento deste ano”, remata Pedro Rutkowski.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta