Estas propriedades apresentam uma valorização estável a longo prazo, fruto da arquitetura de excelência e design distintivo.
Comentários: 0
Engel & Völkers Park City
Engel & Völkers Park City
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

As casas concebidas por arquitetos de renome continuam a registar uma forte procura e uma valorização consistente ao longo do tempo, a nível internacional. Prova disso mesmo é que o interesse dos compradores no mercado prime tem vindo a aumentar no que diz respeito a propriedades que combinam a integridade específica do local e um design arquitetónico rigoroso.

Há determinados fatores que ajudam a entender esta tendência de subida na procura e preservação do valor das propriedades com projetos assinados por arquitetos de prestígio. “A qualidade arquitetónica de excelência, o planeamento sustentável e o design distintivo contribuem significativamente para a preservação do valor de um imóvel a longo prazo, independentemente das flutuações do mercado a curto prazo”, tal como explica Stuart Siegel, diretor global do Private Office da Engel & Völkers.

Neste segmento de mercado é possível identificar um afastamento do desejo de uma estética puramente moderna por parte da clientela internacional, que valoriza cada vez mais uma arquitetura contemporânea que respeite as particulares da região. “Trata-se da procura por uma combinação perfeita e holística entre o exterior e o interior, uma harmonia entre a paisagem, a estrutura exterior e o espaço habitacional, cada vez mais valorizada pelos compradores. Na sua maioria, estes clientes desenvolveram uma intuição sobre como os materiais interagem entre si e como a ligação destes elementos cria espaços únicos”, sublinha Stuart Siegel. 

O responsável conclui que “os imóveis que apresentam estas qualidades e que, ao mesmo tempo, carregam a assinatura de arquitetos, designers de interiores ou paisagistas de renome, tornam-se assim objetos de coleção únicos e bastante cobiçados”, reforçando a sua posição como “ativos autênticos que, como arte habitável, servem como componente essencial e de valorização para um portfólio imobiliário internacional equilibrado”.

Para ilustrar esta tendência a nível internacional, a Engel & Völkers Private Office preparou uma seleção de imóveis em vários pontos do globo que se caracterizam pela qualidade arquitetónica, clareza conceptual e alto nível de arte da construção.

Villa contemporânea na Nova Escócia – Omar Gandhi 

Engel & Völkers Halifax
Engel & Völkers Halifax

 

Esta propriedade residencial localizada em Hubbards, no Canadá, foi projetada pelo arquiteto canadiano Omar Gandhi, conhecido pelo seu estilo preciso e pela sua abordagem sensível à paisagem. Destacando-se pela vista incrível para o mar, o imóvel conta com uma área habitável de aproximadamente 300 metros quadrados (m2) e quatro quartos num terreno com mais de 4 mil m2. O seu preço de venda situa-se nos 4,4 milhões de dólares canadianos (cerca de 2,72 milhões de euros).

Villa exclusiva em Palma de Maiorca – Matteo Thun

Engel & Völkers Palma Surroundings & Son Vida
Engel & Völkers Palma Surroundings & Son Vida

É nas colinas de Son Vida, em Maiorca, que se situa esta villa de luxo, projetada pelo arquiteto Matteo Thun, de Milão, e anunciada pelo Engel & Völkers Private Office pelo valor de 36 milhões de euros. Esta moradia de cerca de 2300 m2 de área útil e sete quartos, conta com áreas exteriores amplas e vistas panorâmicas para o mar, combinando arquitetura contemporânea e um estilo de vida mediterrâneo. 

Propriedade luxuosa em Utah – CLB Architects

Engel & Völkers Park City
Engel & Völkers Park City

Em Park City, no Utah, encontra-se o Monitor's Rest, um refúgio arquitetónico que privilegia o contacto com a natureza. Com assinatura da CLB Architects, esta propriedade segue o princípio do Retreat Living, considerando a arquitetura como uma estrutura contida para a paisagem, a luz e a privacidade. Com seis quartos e dez casas de banho, o imóvel conta com uma área útil de 1600 m2, inserido num terreno de quase 20 mil m2. Quanto ao seu valor de venda, este está apenas disponível mediante solicitação.

Propriedade excecional em Nice – Jean Nouvel

Engel & Völkers Market Center Côte d’Azur
Engel & Völkers Market Center Côte d’Azur

É na famosa Côte d’Azur, mais especificamente em Nice, que se situa este projeto de Jean Nouvel, uma propriedade com vista sobre o mar que se destaca pelas suas curtas distâncias entre os espaços interiores e exteriores e pela integração arquitetónica da água. Este T4 com 550 m2 de área habitável e quatro casas de banho, está inserido num espaçoso terreno com acesso direto ao mar e está a ser vendido por 16 milhões de euros.

Obra-prima arquitetónica no Canadá – Patkau Architects

Engel & Völkers Whistler
Engel & Völkers Whistler

Este imóvel de primeira classe em Whistler, no Canadá, foi projetado em 2009 pelo escritório de arquitetura canadiano Patkau Architects e destaca-se pela sua contemporaneidade, que se integra de forma harmoniosa com a paisagem circundante. Com três quartos e quatro casas de banho, numa área útil de 418 m2, a propriedade está a ser comercializada pelo Engel & Völkers Private Office por 6,12 milhões de euros.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta