IKEA encerra sete lojas na China e redefine estratégia no país
O gigante sueco do mobiliário e da decoração, IKEA, decidiu encerrar a atividade de sete das suas lojas em várias cidades da China a partir de 2 de fevereiro. Em paralelo, vai alterar a sua estratégia de expansão no país, apostando nos mercados-chave de Pequim e Shenzhen, onde prevê abrir mais de uma dezena de lojas de pequeno formato nos próximos dois anos. “Esta decisão é um passo importante na profunda transformação da Ikea na China, com o objetivo de lançar as bases para um crescimento empresarial mais resiliente”, anunciou a multinacional.
O que está por detrás da tensão entre EUA e Venezuela?
O início do ano de 2026 ficou marcado, a nível político-económico, pelo anúncio, por parte de Donald Trump, presidente dos EUA, da captura e detenção do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e da sua mulher. Dois países, de resto, que enfrentam há anos vários litígios. O Governo português está a acompanhar a situação e pede à numerosa comunidade portuguesa no país que fique em casa. Entretanto, Delcy Rodríguez foi indicada para assumir a presidência interina da Venezuela.
Banco central chinês volta a manter a taxa de juro de referência em 3%
O Banco Popular da China anunciou esta segunda-feira (22 de dezembro de 2025) que vai manter a taxa de juro de referência para empréstimos (LPR) a um ano em 3%, pelo oitavo mês consecutivo, em linha com as previsões dos analistas.
idealista celebra 25ª aniversário com exposição da sua coleção de arte
O idealista completou 25 anos no passado dia 4 de outubro e, para comemorar, organizou uma exposição de arte com a maioria das obras do acervo da coleção de arte contemporânea do idealista. O Espaço Cultural Serrería Belga, centro da Área de Cultura, Turismo e Desporto, acolhe até 8 de março de 2026 a exposição Metamorfosis: espaço e sociedade na coleção idealista. Trata-se de uma exposição que inclui mais de 120 peças de 58 artistas da Europa, América, África e Ásia, que documentam com um olhar crítico a realidade contemporânea através da fotografia e da videoarte.
Preços das casas novas na China recuam pelo 30.º mês consecutivo
Os preços das casas novas na China caíram em novembro pelo trigésimo mês consecutivo, sinalizando o agravamento da crise no setor imobiliário, apesar das múltiplas rondas de estímulos anunciadas pelas autoridades nos últimos anos. De acordo com cálculos feitos com base nos dados esta segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2025 divulgados pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE), os preços nas 70 principais cidades caíram 0,39% face ao mês anterior, após uma queda de 0,45% em outubro.
Preço das casas prime abranda no mundo - Lisboa mantém-se resiliente
O mercado residencial prime ficou marcado por um abrandamento conjuntural no terceiro trimestre de 2025, registando o ritmo de crescimento mais lento dos últimos dois anos.
Nova taxa de 3€ nas encomendas online: quando é que se aplica?
2026 será marcado pela introdução de uma nova taxa aplicada às encomendas online com valor inferior a 150 euros que cheguem à União Europeia, uma medida que pretende responder ao crescimento acelerado do comércio eletrónico internacional.
Tivoli Coimbra reabre como hotel de luxo em 2026 após renovação total
O hotel Tivoli Coimbra vai reabrir em abril de 2026, com a categoria cinco estrelas, após uma remodelação completa, anunciou a empresa em comunicado.A unidade hoteleira vai contar com 100 quartos, sendo que o número de suites aumentou de quatro para 14."Marcando a sua estreia como hotel de cinco est
IA em risco de bolha especulativa: o que acontecerá se rebentar?
“Se a bolha da Inteligência Artificial (IA) rebentar, ninguém se salva.” Bastaram estas palavras do CEO da Alphabet (Google), Sundar Pichai, para que no mundo financeiro se instalasse o receio real de que a inteligência artificial possa ser uma bolha demasiado inflacionada, prestes a explodir a qualquer momento – tal como aconteceu com a bolha das dot.com no final do século ou com a dos créditos subprime. Uma explosão que poderia deixar um rasto de destruição sem poupar qualquer empresa. Mas será mesmo assim?
Estes são os países onde a riqueza aumentou na última década
Um recente relatório sobre o crescimento da riqueza mundial, elaborado pela New World Wealth, revela que Montenegro lidera a lista global de países com maior aumento no número de milionários na última década (2014-2024), registando uma subida de 124%. Atualmente, este pequeno país europeu conta com 2.800 milionários, 22 centimilionários (pessoas com mais de 100 milhões de dólares) e dois multimilionários (mais de mil milhões de dólares).
Comprar uma casa nova na China? Preços caem há 29 meses consecutivos
Os preços das habitações novas na China caíram em outubro pelo 29º mês consecutivo, a um ritmo semelhante ao dos meses anteriores, num contexto de crise prolongada do setor, apesar de medidas anunciadas por Pequim, foi divulgado esta sexta-feira (14 de novembro de 2025).
Onde vive Nuno Markl e o que aconteceu à sua casa na noite do temporal?
Nuno Markl é um dos nomes mais reconhecidos da comédia e da rádio em Portugal. Roteirista, locutor e criador de programas icónicos, conquistou o público pela sua forma única de misturar humor, nostalgia e emoção.
Os países com o maior número de milionários em 2025 são...
De acordo com o UBS Global Wealth Report 2025, a riqueza cresceu de forma significativa nos mercados emergentes, impulsionada pelo forte crescimento económico. No entanto, os Estados Unidos continuam a ser o país que concentra a maior fatia da riqueza mundial.
Cerca de um em cada dez adultos norte-americanos será milionário até 2025, atingindo um total estimado de 23,8 milhões de pessoas. A nível global, os americanos detêm um património de 226 biliões de dólares (194,36 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual), distribuído por 60 milhões de indivíduos.
TikToker ensina a montar casa pré-fabricada que comprou no AliExpress
Começas por adicionar capas de telemóvel e elásticos de cabelo e acabas no carrinho virtual do AliExpress com… uma casa pré-fabricada! A influência digital entrou no mundo imobiliário com um toque digno de meme: uma criadora de conteúdos no TikTok decidiu que não se contentaria com um sofá novo ou um gadget revolucionário, mas queria ir mais além. Escolheu uma casa modular pré-fabricada do AliExpress como o seu próximo “produto estrela”. O que parecia uma ideia viral revelou-se uma aposta arriscada, curiosa… e cheia de custos ocultos.
Arquitetura: Faro recebe The Modernist Weekend este fim de semana
A cidade de Faro volta a receber o The Modernist Weekend. A 4ª edição do evento de arquitetura decorrerá entre os dias 7 e 9 de novembro, para promover o legado modernista da capital algarvia.



Houtouwan: a aldeia abandonada da China que a natureza “engoliu”
Há alguns anos, apenas poucos sabiam da existência de uma pequena aldeia piscatória empoleirada nas colinas, onde as ondas do mar da China Oriental rebentavam contra as rochas e a vida seguia ao ritmo simples da pesca. Hoje, Houtouwan é um fascinante testemunho do abraço entre o abandono humano
De antigas fábricas a ícone cultural: assim é o novo distrito laranja de Xangai
A reabilitação de fábricas de cimento e outras estruturas industriais abandonadas tornou-se uma das grandes tendências urbanas do século XXI, com o objetivo de preservar o passado dando-lhe uma nova interpretação. Estes vastos espaços de produção ganham uma segunda vida como centros culturais e
Vista Alegre: "Estamos a preparar a marca para o conceito de lifestyle"
A quem será lançado o convite para a próxima edição do Projeto Artistas Contemporâneos (PAC)?
Crise imobiliária força investidores internacionais a vender ativos na China
O setor imobiliário na China enfrenta uma pressão crescente, com investidores internacionais a tentar vender imóveis adquiridos por milhares de milhões de dólares, muitas vezes a preços significativamente inferiores aos de compra. Desde o final de 2024, a BlackRock, Carlyle Group e outros gestores de investimento têm registado perdas substanciais na alienação de edifícios comerciais, enquanto bancos credores, como o HSBC e o Standard Chartered, alertam para um aumento dos incumprimentos de empréstimos.
Casas novas na China: preços caem pelo 28º mês consecutivo
Os preços da habitação nova na China caíram em setembro pelo 28º mês consecutivo, agravando o ritmo de descida face aos meses anteriores, apesar das repetidas tentativas do Governo para travar a prolongada crise no setor imobiliário.