
Porto investe dois milhões em arrendamento apoiado nas Fontainhas
A autarquia portuense vai reabilitar um imóvel municipal junto à Alameda das Fontainhas, no Porto, com o objetivo de criar habitação acessível por via de arrendamento apoiado. O projeto, que envolve um investimento estimado de dois milhões de euros, pretende aumentar a oferta de fogos nesta zona da cidade. A intervenção incidirá nos lotes municipais entre os números 52 e 68, constituído por 19 frações – 18 de habitação e uma de comércio – distribuídas por quatro pisos.

Oferta de imóveis para arrendar diminui drasticamente no Reino Unido
Muitos proprietários britânicos estão a abandonar o mercado de arrendamento, de acordo com o mais recente inquérito da RICS. Os últimos dados, referentes a junho, confirmam que o número de casas para arrendar colocadas no mercado no Reino Unido caiu 21 pontos percentuais — uma das descidas mais acentuadas dos últimos anos e o 11.º mês consecutivo de quedas generalizadas. A incerteza em torno das iminentes alterações à legislação britânica sobre arrendamento urbano está a levar muitos proprietários a transferirem os seus imóveis do mercado de arrendamento para o da compra e venda.

Casa arrendada: como pode o inquilino declarar o contrato ao Fisco?
Os inquilinos com contratos de arrendamento que não tenham sido comunicados às Finanças pelos senhorios já podem fazer essa comunicação e, inclusivamente, declarar contratos que já tenham terminado. Trata-se de um mecanismo legal que começou a produzir efeitos a partir do dia 1 de agosto de 2025. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.

MVGM quer reforçar digitalização na gestão de imóveis em Portugal
A MVGM ambiciona reforçar a aposta na digitalização dos serviços em Portugal, investindo em plataformas e ferramentas digitais que revolucionam a gestão de imóveis no dia a dia. Com esta aposta, a empresa líder na Europa em gestão de propriedades posiciona-se na linha da frente da transformação do setor.

Despejos em Portugal aumentam 14% num ano
Entre janeiro e maio deste ano, o número de despejos em Portugal aumentou 14% em termos homólogos, havendo ainda milhares de processos a decorrer em tribunal. Em causa estão dados (alarmantes) divulgados pela Direcção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ).

Inquilinos podem comunicar contratos ao Fisco a partir de sexta-feira
Os inquilinos com contratos de arrendamento que não tenham sido comunicados às Finanças pelos senhorios podem fazer essa comunicação e, inclusivamente, declarar contratos que já tenham terminado. Em causa está um mecanismo legal, previsto numa portaria que data a março, que produz efeitos a partir desta sexta-feira (dia 1 de agosto de 2025).

Edifício do Grupo Impresa (dono da SIC) está à procura de inquilinos
O edifício do Grupo Impresa (dono da SIC e do Expresso), localizado em Paço de Arcos, no conselho de Oeiras (arredores de Lisboa), está a fazer correr muita tinta. Depois de falhada a venda do imóvel à BPI Gestão de Ativos, sabe-se agora que a Dils e a Savills, em regime de co-exclusividade, estão a comercializar o arrendamento dos três pisos do imóvel.

Casas sociais compradas por inquilinos revendidas (bem) mais caras
Em 2011, o Estado e as câmaras municipais detinham 123.158 casas, tendo o número caído para 123.053 fogos em 2021. Ou seja, trata-se de uma redução de 105 casas numa década, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Uma diminuição que se deve, também, ao facto de muitos inquilinos terem comprado os respetivos imóveis ao Estado e/ou às autarquias e, depois de se tornarem proprietários, os terem revendido por preços bem mais elevados.

Mercado imobiliário dos EUA: oferta de casas dispara no Sun Belt
O número de casas por vender nos EUA, que permanecem semanas no mercado, está a aumentar em zonas residenciais do Sun Belt — um vasto mercado imobiliário que se estende da Califórnia à Florida, passando pelo Texas e Novo México. Os especialistas acreditam que o aumento da oferta vai melhorar o acesso à habitação, mas as condições das hipotecas reduzem as opções dos compradores, que veem as taxas acima dos 7%.

Imobiliário industrial com boas perspetivas para os proprietários
O setor da logística e imobiliário industrial registou uma mudança significativa, impulsionada por fatores como o aumento dos custos, a diversificação das cadeias de abastecimento e as mudanças nas dinâmicas de mercado.

Comprar ou arrendar casa é “inviável” em mais de 75 municípios do país
Os salários das famílias têm vindo a crescer a um ritmo muito inferior aos preços das casas para comprar ou arrendar, um desfasamento que sugere “um agravamento das dificuldades de acesso à habitação por parte das famílias portuguesas”, conclui o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Famílias vivem em casas com melhores condições – mas gastos mais altos
As famílias estão a viver em casas com melhores condições em 2024 face ao ano anterior. Há menos pessoas a viver em casas sobrelotadas ou com privação severa de condições de habitação, isto é, com humidade, sem duche ou baixa luz natural.

Arrendamento: rendas pagas pelos inquilinos mantêm subida em junho
Depois de muito terem desacelerado o crescimento no início de 2025, as rendas das casas pagas pelos inquilinos em Portugal mantiveram o ritmo de subida em junho de 5,2%, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).As rendas efetivamente pagas pelos inquilinos em Portugal iniciaram um ciclo de d

Rendas das casas em Portugal voltam a perder ritmo de subida em junho
No início de 2025, sentiu-se um arrefecimento do arrendamento habitacional em Portugal. Mas os preços não deixaram de subir, até porque continua a haver um desequilíbrio entre a procura e oferta neste mercado. O que se sentiu em junho foi, uma vez mais, um abrandamento do crescimento das rendas. É isso mesmo que revela o índice de preços do idealista, editor deste boletim: os preços das casas para arrendar em Portugal subiram 3,5% em junho face ao mesmo mês do ano anterior, suavizando o aumento anual face a maio (+4,4%). Assim, arrendar casa passou a ter um custo mediano de 16,7 euros por metro quadrado (euros/m2) no final de junho.

Casas-caixão em Hong Kong: o porquê de viver em 1,5 metros quadrados?
Em Hong Kong, mais de 220.000 pessoas vivem em “casas caixão”, pequenos cubículos de apenas 1,5 m2 empilhados dentro de apartamentos ilegalmente divididos. A maioria são trabalhadores precários, reformados ou migrantes sem acesso a habitação numa das cidades mais caras do mundo. Estas unidades, com condições insalubres e sobrelotação extrema, custam até 350 euros por mês. O aparecimento destas “casas caixão” reflete a grave crise de habitação que esta região atravessa, perante a insuficiência de soluções por parte das autoridades locais.

Arrendar casa: inquilinos passam a poder comunicar contratos ao Fisco
A partir de 1 de agosto de 2025 entra em vigor uma nova regra que permite aos arrendatários — e também aos subarrendatários — comunicarem diretamente às Finanças os seus contratos de arrendamento, isto é, assumir essa responsabilidade sempre que os senhorios não o façam.

Irlanda revê regras de controlo de rendas para estimular construção
O Governo irlandês aprovou uma reforma na legislação de controlo de rendas, em vigor desde 2016, com o objetivo de combater a escassez de habitação para arrendamento — um problema que as normas atuais não conseguiram resolver.As novas medidas, que entram em vigor a 1 de março de 2026, alargam o limi

Rendas pagas pelos inquilinos voltam a perder fôlego em maio
As rendas das casas pagas pelos inquilinos iniciaram um ciclo de desaceleração no início de 2025, que tende a continuar. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que as rendas das casas voltaram a abrandar o ritmo de subida para 5,2% em maio.

Inquilinos exigem registo, fiscalização e controlo de rendas
A Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL) irá apresentar um conjunto de 30 propostas ao novo Governo e Parlamento, defendendo medidas urgentes para travar a crise na habitação.

Chrysler Building: icónico edifício em Nova Iorque de volta ao mercado
Um emblema da cidade de Nova Iorque está de volta ao mercado após vários anos de crise interna.