Câmara de Lisboa aprova proposta para regular Alojamento Local
A Câmara de Lisboa aprovou esta quinta-feira, dia 27 de novembro de 2025, a proposta da liderança PSD/CDS-PP/IL para alteração do Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL), viabilizada com o apoio do Chega, para que o rácio de contenção absoluta seja reduzido de 20% para 10%.
AL em Lisboa com aperto de regras – eis as zonas em contenção total
Na próxima semana, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, vai levar a reunião camarária a proposta de alteração do Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL). E já são conhecidos vários detalhes, como o aperto aos limites de Alojamento Local (AL).
Lumen: melhor hotel lifestyle da Europa celebra Halloween em Lisboa
Quarta-feira é sinónimo de hotel com encanto e, desta vez, a paragem é na capital portuguesa para descobrir o Lumen Hotel & The Lisbon Light Show.
10 piscinas de norte a sul de Portugal para mergulhar este verão
Com a chegada de agosto, é tempo de pensar nas férias e de procurar lugares onde o verão possa ser saboreado sem pressas. Para muitos, o destino ideal tem ondas e areia.
Networking e empresas a crescer: a “magia” dos escritórios flexíveis
As pessoas circulam pelos corredores prestes a entrar numa reunião virtual, que muitas vezes acontece numa ‘phone booth’ ou numa sala de reuniões que foi marcada através de uma app. Salas essas que podem fazer alusão a temas específicos, como filmes. E sim, também existem salas de cinema. Há ainda espaços lounge, muita luz natural, terraços com vistas desafogadas para Lisboa, amplas zonas de copa. E tudo flui sempre de forma informal e descontraída. Há trabalhadores independentes (freelance) de diferentes áreas de atividade, há pequenas e médias empresas e também organizações já com muitos trabalhadores. E há eventos ao final do dia que promovem o networking e oferecem momentos de lazer. Tudo em prol do work-life balance. A “magia” dos escritórios flexíveis vai além do “tradicional” coworking e parece estar, definitivamente, a ganhar espaço no segmento de escritórios em Portugal.
Flex office em alta – missão é “fazer as pessoas felizes no trabalho”
Dez anos antes da pandemia, em 2010, Lisboa via nascer um espaço de trabalho inovador. No Coworklisboa, localizado no 4º piso de um dos edifícios da Lx Factory, em Alcântara, empreendedorismo e networking andavam de mãos dadas, dando-se início ao movimento coworking em Portugal. O espaço encerrou no final de 2019, meses antes da COVID ter “empurrado” as pessoas para o teletrabalho, e pelo meio foram várias as empresas que se lançaram neste mundo do trabalho flexível. “Fazer as pessoas felizes no trabalho” é a missão de quem gere estes espaços, que promovem o work-life balance. E a procura por parte de portugueses e estrangeiros – e de profissionais individuais e empresas – é elevada, bem como as taxas de ocupação. O idealista/news foi tentar saber porquê e descobrir alguns dos segredos destes escritórios flexíveis.
Altice vende data center da Covilhã e atrai investidores internacionais
A Altice Portugal reabriu o processo para a venda do seu Centro de Dados da Covilhã, um dos maiores da Península Ibérica, tendo contratado o banco de investimento Perella Weinberg Partners para assessorar a operação.
Escritórios em Lisboa: edifício Viriato 13 à procura de inquilinos
O edifício de escritórios Viriato 13, integrado no icónico empreendimento Picoas Plaza, em Lisboa, está à procura de inquilinos. O imóvel, pronto a ser ocupado, oferece uma área total de aproximadamente 4.265 metros quadrados (m2), distribuídos por sete pisos acima do solo, com 98 lugares de estacionamento privativo.
Morar nas Avenidas Novas: qualidade de vida, preços e vantagens
As Avenidas Novas em Lisboa representam uma das zonas mais dinâmicas e desenvolvidas da capital portuguesa. Este bairro, que se estende por várias avenidas largas e arborizadas, foi oficialmente criado no início do século XX, durante um período de expansão urbana que procurava modernizar Lisboa.
Fundo alemão conclui 1.ª transação do ano: compra hotel em Londres
A Deka Immobilien já realizou aquela que é a sua primeira transação imobiliária em 2024. O fundo alemão, que detém 4 imóveis em Portugal, decidiu comprar um hotel no bairro Nothing Hill em Londres, que já foi palco de filmes: o chamado Hotel Ruby Zoe & Bar. O investimento foi de 62 milhões de euros.
Venda do Edifício Sapo pela Altice investigada pelo Ministério Público
O prédio da antiga sede do portal Sapo, em pleno centro de Lisboa, foi vendido, no final de 2019, pela MEO Serviços de Comunicações e Multimédia, do Grupo Altice, à Smartdev (empresa sediada na Zona Franca da Madeira), de Hernâni Vaz Antunes, arguido da Operação Picoas atualmente em prisão domiciliá
Caso Altice: Armando Pereira e braço direito em prisão domiciliária
O juiz Carlos Alexandre decretou esta segunda-feira, dia 24 de julho, prisão domiciliária sem vigilância eletrónica para o cofundador da Altice Armando Pereira e Hernâni Vaz Antunes, considerado o seu ‘braço direito’, no âmbito da ‘Operação Picoas’.
Armando Pereira indiciado de 11 crimes: o que já se sabe do caso Altice
Na última semana, veio a público um alegado esquema financeiro em torno da Altice, detentora da antiga PT, que terá lesado o Estado e o grupo empresarial em centenas de milhões de euros. A chamada Operação Picoas aponta para suspeitas de crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, envolvendo a compra e venda de imóveis (e não só). O principal visado neste processo é mesmo o co-fundador da Altice, Armando Pereira, que é suspeito de 11 crimes de corrupção. Explicamos o que já se sabe em sete pontos essenciais desta investigação que dura há já cerca de três anos em torno da Altice.
Coração de Lisboa ganha projeto premium residencial e de escritórios
O República 5, fruto da parceria entre a Signal Capital e a Sierra, vai nascer numa das principais artérias da cidade de Lisboa, o Saldanha. Trata-se de um projeto de uso misto que tem uma área bruta de construção com cerca de 30.000 metros quadrados (m2) divididos entre zona residencial e zona de escritórios e retalho.
Lisboa: Zara da Rua Augusta muda de senhorio numa transação histórica
A loja da Zara da Rua Augusta, no coração de Lisboa, tem um novo senhorio. Estava nas mãos do fundo alemão Deka Immobilien e foi adquirida por uma subsidiária da NEXT FCR, um fundo de Venture Capital gerido pela STAG e assessorado pela Optylon Krea, uma empresa de gestão de investimentos e promoção imobiliária com 1,7 mil milhões de euros geridos à data. Trata-se da maior transação de sempre de uma única loja de comércio de rua em Portugal, revela em comunicado a CBRE, que assessorou a entidade vendedora.
Macramé: onde comprar fio e ferramentas para fazer peças decorativas
O macramé é uma das atividades mais interessantes nos dias de hoje, até porque não é preciso perder muito tempo para criar peças de decoração para casa. Os fios para macramé são produtos bastante populares, porém, alguns consumidores não sabem onde adquiri-los.
CML alvo de buscas relacionadas com suspeitas de abuso de poder e corrupção no Urbanismo
As buscas relacionadas com a área do urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa prendem-se com suspeitas de crimes cometidos no exercício de funções públicas, inclusive abuso de poder e corrupção, tendo sido realizadas nas instalações do Campo Grande e nos Paços do Concelho, após denúncias no âmbi
Fundo do BPI compra escritórios nas Amoreiras por 6,7 milhões
O Imofomento, fundo de investimento imobiliário do BPI, comprou o 16º piso na Torre 2 das Amoreiras, em Lisboa, ao grupo Laje Capital, por 6,7 milhões de euros. A operação foi concluída em dezembro do ano passado.
Alemão AM Alpha compra portefólio de escritórios em Portugal - e é o novo senhorio da Anacom
O fundo de investimento imobiliário alemão AM Alpha comprou um portefólio de escritórios em Portugal à Cerberus. A carteira é composta por quatro edifícios, que têm apenas um locatário, e albergam, por exemplo, a Anacom, EDP, Sonaecom e Teleperformance.
BPI compra centro comercial Picoas Plaza em Lisboa por 15 milhões
O centro comercial Picoas Plaza, em Lisboa, foi adquirido no final do ano passado pelo fundo de investimento imobiliário aberto Imofomento, gerido pelo BPI Gestão de Ativos, por 15 milhões de euros. O centro comercial foi outrora propriedade da administradora de centros comerciais espanhola Chamartín, que se viu obrigada a alienar quatro shoppings em Portugal após a falência, em 2015, segundo a notícia avançada pelo Essential Business.