Arrendar casa em Portugal: mercado está "subdesenvolvido e fragmentado"
A OCDE afirmou esta terça-feira, dia 6 de janeiro de 2026 que o mercado de arrendamento em Portugal “continua subdesenvolvido e fragmentado”, com apenas 12% das famílias a declararem viver em casas arrendadas, e com os arrendamentos informais a poderem atingir até 60%.
Alta venda de casas volta a pressionar preços – sobem 17,7% num ano
Portugal continua a assistir a uma elevada compra de casa. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que foram vendidas cerca de 42,4 mil habitações no verão de 2025, mais 3,8% do que um ano antes.
Compra de casa em alta traz subidas recorde de preços em 2025
O ano de 2025 veio acentuar tendências já visíveis no mercado da habitação em Portugal. A venda de casas, que já estava a retomar, seguiu de vento em popa ao longo do ano. E o preço da habitação, que muito tem subido nos últimos anos, atingiu mesmo aumentos recorde.
Imobiliário português atrai celebridades: “Estas pessoas procuram paz"
A chegada a Portugal da mediadora imobiliária de luxo norte-americana Corcoran Atlantic é mais um sinal de que o segmento residencial premium continua na mira dos investidores. E depois de celebridades como John Malkovich, Monica Belluci, Michael Fassbender, Eric Cantona, Christian Louboutin, Madonna e Nicole Kidman, para citar algumas, terem investido em imobiliário em território nacional, haverá mais figuras públicas em vias de o fazer. Em entrevista ao idealista/news, Hugo Santos Ferreira, CEO da Corcoran Atlantic, confirma que o país “continua a ser muito atrativo e a merecer muito interesse por várias figuras públicas internacionais”. Os nomes não saem do baú, claro, por motivos de confidencialidade. “Mais uma razão para não poder fazer esse ‘disclosure’ ou avançar com nomes é porque estas pessoas procuram paz no nosso país”.
Mercado imobiliário de luxo: "Portugal é um destino sólido para investir"
A The Agency Portugal, mediadora imobiliária especializada no segmento de luxo, chegou ao país em 2023 e rapidamente tornou-se uma das marcas internacionais mais ativas no mercado premium português. Dois anos depois, o balanço não podia ser mais expressivo. Em entrevista ao idealista/news, Ayres Neto, Sócio-Gerente da The Agency Portugal, descreve um setor em clara expansão e uma procura que continua a diversificar-se.
Crise na habitação agrava Índice de Justiça Intergeracional
O Índice de Justiça Intergeracional (IJI) agravou-se no período pós-pandemia, sobretudo devido à deterioração dos indicadores de habitação e saúde, revelam dados divulgados esta quinta-feira (4 de dezembro de 2025) pela equipa de investigadores que desenvolve o projeto. O IJI caiu de 0,50 em 2021 para 0,43 em 2023, numa escala de zero a um, de acordo com o relatório elaborado pelo Institute of Public Policy (IPP), o "think tank" do ISEG, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Imobiliário e construção recorrem à “via verde” para reforçar mão de obra
A contratação de trabalhadores estrangeiros ganhou um novo impulso no setor da construção e do imobiliário através da “via verde” para migração laboral regulada. Em pouco mais de sete meses, 1.305 imigrantes receberam visto ao abrigo deste regime especial, um mecanismo que está a tornar-se crucial numa altura em que as empresas enfrentam falta estrutural de mão de obra.
Golden visa: procura por parte de fundos de investimento está a acelerar
Os fundos de investimento e as sociedades gestoras estão a sentir um interesse cada vez maior por parte de investimentos elegíveis para vistos gold (Golden Visa). A procura está a crescer, sobretudo, por parte dos americanos, isto apesar do investimento não estar diretamente relacionado com a autorização de residência para atividade de investimento (ARI).
Grupo imobiliário português cria área de negócio para captar vistos gold
O grupo Pagani Capital, que tem como fundador e CEO João Pagani Toscano, está em reestruturação com uma nova área de negócio, o ‘private equity’, que irá atuar em simultâneo com o imobiliário, focada em fundos de investimento e em captar vistos gold. O seu primeiro fundo, Pagani Capital Partners Fund, já foi lançado e tem como objetivo levantar 32 milhões de euros: vai servir para investir num ecoresort no Algarve e já está em fase de captação.
Compra e venda de casas: "Para mim, o luxo não tem um número"
Daniela Rebouta está na mediadora imobiliária Engel & Völkers (E&V) desde 2019. “Já fiz um bocadinho de tudo”, confessa ao idealista/news a atual – desde 2023 – Sales Director da E&V Lisboa, Oeiras e Setúbal. A conversa realiza-se nos escritórios da multinacional alemã em Lisboa, em plena Avenida da Liberdade, e tem como tema central a mediação imobiliária no segmento residencial de luxo. Um nicho que “está de ótima saúde”, indica, antecipando um ano de 2026 “ainda melhor” que o de 2025. Sem rodeios, diz que “o que os clientes procuram é sobretudo qualidade de vida”. E deixa um aviso: "Não posso vender luxo se o meu serviço não é de luxo".
Mediação imobiliária de luxo: “Portugal oferece um produto diferenciado”
“O negócio da mediação imobiliária, nomeadamente no segmento de luxo, está de boa saúde, e podemos dizer, inclusive, que vive um dos seus melhores momentos”. Otimismo é, portanto, palavra de ordem para Adriano Nogueira Pinto, Diretor Coordenador Nacional da DS Private, que em entrevista ao idealista/news antecipa a continuidade de Portugal “no radar dos investidores e compradores de luxo internacionais”. “O país oferece, neste segmento, um produto diferenciado, como projetos de arquitetura de autor, imóveis com certificações ambientais e localizações prime altamente valorizadas”, analisa.
AIMA promete resolver pendências dos vistos ‘gold’ até 2026
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) vai resolver as pendências relacionadas com os vistos 'gold' no próximo ano, o que justifica que tenha 85 milhões de euros de receitas próprias, disse esta quarta-feira, dia 29 de outubro de 2025, o ministro da Presidência.
Difícil acesso à habitação trava integração de migrantes em Portugal
A inclusão dos migrantes em Portugal voltou à agenda mediática e política depois de ter entrado em vigor a lei dos estrangeiros e de o Parlamento ter dado luz verde à proibição o uso da burca em espaços públicos.
Altos preços: famílias com novo crédito da casa 25% mais caro em 2 anos
A rápida subida dos preços das casas em Portugal deixa as famílias sem grande margem de manobra: quem quer comprar casa acaba por fazê-lo por valores mais elevados do que num passado recente.
IMT vai subir para não residentes – pesam 5% na compra de casas
A compra de casa em Portugal por estrangeiros voltou a estar no centro do debate político e do setor imobiliário, depois de o Governo da AD - no âmbito do "plano de choque" que lançou para tentar resolver a crise na habitação - ter anunciado o agravamento do IMT para estes compradores, no caso
Habitação com novas medidas: setor divide-se entre aplausos e críticas
O novo "plano de choque" do Governo de Montenegro para tentar resolver a crise da habitação em Portugal, aprovado no Conselho de Ministros da semana passada, está a gerar uma série de reações no mercado imobiliário.
Venda de casas volta a crescer – e preço atinge maior subida de sempre
A venda de casas em Portugal continua bem ativa, tendo-se contabilizado a transação de 42,9 mil habitações entre abril e junho de 2025 (mais 15,5% face há um ano).
Estrangeiros de olho nas casas à venda em Portugal: onde procuram?
Nada parece afastar o interesse dos cidadãos internacionais por Portugal, apesar do fim dos vistos gold, o aperto das regras para residentes não habituais e ainda a nova lei dos estrangeiros, que foi devolvida ao Parlamento cerca de há um mês depois de o tribunal ter detetado inconstitucionalidades.
Governo quer melhorar incentivos aos vistos gold em Portugal
Quase dois anos depois de os vistos gold terem terminado para investimento imobiliário, o Governo português está a considerar alterar o programa de autorização de residência de forma a atrair mais investimento estrangeiro e talento internacional. Quem o disse foi o ministro da Presidência, Antó
O luxo de viver na Foz do Porto: “Criar uma comunidade é o objetivo”
Como será viver num condomínio residencial sustentável, repleto de famílias portuguesas que se conhecem e criam laços entre si?