AIMA promete resolver pendências dos vistos ‘gold’ até 2026
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) vai resolver as pendências relacionadas com os vistos 'gold' no próximo ano, o que justifica que tenha 85 milhões de euros de receitas próprias, disse esta quarta-feira, dia 29 de outubro de 2025, o ministro da Presidência.
Difícil acesso à habitação trava integração de migrantes em Portugal
A inclusão dos migrantes em Portugal voltou à agenda mediática e política depois de ter entrado em vigor a lei dos estrangeiros e de o Parlamento ter dado luz verde à proibição o uso da burca em espaços públicos.
Altos preços: famílias com novo crédito da casa 25% mais caro em 2 anos
A rápida subida dos preços das casas em Portugal deixa as famílias sem grande margem de manobra: quem quer comprar casa acaba por fazê-lo por valores mais elevados do que num passado recente.
IMT vai subir para não residentes – pesam 5% na compra de casas
A compra de casa em Portugal por estrangeiros voltou a estar no centro do debate político e do setor imobiliário, depois de o Governo da AD - no âmbito do "plano de choque" que lançou para tentar resolver a crise na habitação - ter anunciado o agravamento do IMT para estes compradores, no caso
Habitação com novas medidas: setor divide-se entre aplausos e críticas
O novo "plano de choque" do Governo de Montenegro para tentar resolver a crise da habitação em Portugal, aprovado no Conselho de Ministros da semana passada, está a gerar uma série de reações no mercado imobiliário.
Venda de casas volta a crescer – e preço atinge maior subida de sempre
A venda de casas em Portugal continua bem ativa, tendo-se contabilizado a transação de 42,9 mil habitações entre abril e junho de 2025 (mais 15,5% face há um ano).
Estrangeiros de olho nas casas à venda em Portugal: onde procuram?
Nada parece afastar o interesse dos cidadãos internacionais por Portugal, apesar do fim dos vistos gold, o aperto das regras para residentes não habituais e ainda a nova lei dos estrangeiros, que foi devolvida ao Parlamento cerca de há um mês depois de o tribunal ter detetado inconstitucionalidades.
Governo quer melhorar incentivos aos vistos gold em Portugal
Quase dois anos depois de os vistos gold terem terminado para investimento imobiliário, o Governo português está a considerar alterar o programa de autorização de residência de forma a atrair mais investimento estrangeiro e talento internacional. Quem o disse foi o ministro da Presidência, Antó
O luxo de viver na Foz do Porto: “Criar uma comunidade é o objetivo”
Como será viver num condomínio residencial sustentável, repleto de famílias portuguesas que se conhecem e criam laços entre si?
Construir casas para todos: “A redução do IVA é absolutamente necessária”
A crise imobiliária em Portugal empurrou Carla Luís, recém-licenciada em engenharia civil na época, a procurar oportunidades de emprego lá fora. Foi em Bogotá, na Colômbia, que deu os seus primeiros passos na sua carreira internacional em 2013.
Milionários chineses afastam-se do mercado imobiliário dos EUA
Há dois anos, os EUA era o destino preferido dos milionários chineses. Mas perante a guerra de tarifas entre Washington e Pequim, este panorama está a mudar. A procura por casas à venda nos EUA com preços superiores a 5 milhões de euros por parte de milionários chineses está a arrefecer.
TJUE declara ilegais 'golden visa' para grandes investidores
O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) declarou ilegais os programas de cidadania que concedem autorizações de residência a grandes investidores, conhecidos como ‘golden visa’, por considerar que infringem as normas comunitárias ao implicarem a comercialização da concessão da nacionalidade de um Estado-membro.
Portugueses lideram procura de casas à venda acima de 1 milhão de euros
Há milhares de casas de luxo à venda em Portugal. E são mesmo os portugueses que lideram a procura de casas premium para comprar no nosso país, que custam mais de 1 milhão de euros. Embora haja atualmente menos incentivos fiscais, os estrangeiros continuam ainda a ter um peso revelante na procura de casas de luxo no nosso país, com destaque para os britânicos e os norte-americanos, revelam os dados do idealista (editor deste boletim).
Da esquerda à direita: as propostas dos partidos para a habitação
Dentro de um mês, os portugueses voltam a ser chamados às urnas para votar nas eleições legislativas de 2025. E já começam a vir a público os programas eleitorais dos partidos que, hoje, têm assento no Parlamento.
Vistos gold em Espanha: ponto final... 12 anos depois
Entrou em vigor em Espanha esta quinta-feira (3 de abril de 2025) a modificação da Lei 14/2013, de 27 de setembro, de apoio aos empreendedores e à sua internacionalização, pela qual se eliminam os vistos de investimento, mais conhecidos como Golden Visa, após a publicação, em janeiro, da Lei Orgânica 1/2025, de medidas em matéria de eficiência do Serviço Público de Justiça. A primeira lei aprovada de 2025 dava três meses de margem para a supressão dos artigos 63 a 67 da Lei 14/2013, que até agora regulavam o regime de residência para estrangeiros que realizam investimentos significativos no país, incluindo a compra de casas em Espanha por um valor mínimo de 500.000 euros.
Casas de luxo: em Portugal há “um comprador mais seletivo”
“O que estamos a ver é que há um comprador mais seletivo, que vem [para Portugal] por razões muito diferentes”. Quem o diz é Mark Harvey, que dirige o negócio residencial internacional da Knight Frank, parceira em Portugal da Quintela e Penalva. O especialista no mercado residencial de luxo – tem mais de 25 anos de experiência no setor em vários mercados internacionais – passou recentemente por Portugal e o idealista/news apanhou-o no aeroporto, já de regresso a casa. Em entrevista telefónica diz, por exemplo, que os cidadãos estrangeiros que fazem mira ao imobiliário nacional “estão à procura de propriedades realmente muito seletivas e especiais”.
Norte-americanos rendidos aos encantos de Portugal
O número de cidadãos norte-americanos com residência em Portugal acelerou nos últimos anos, tendo aumentado mais de sete vezes desde 2017, data do primeiro mandato do atual Presidente dos EUA, Donald Trump, até 2024.
Estrangeiros fora da UE lideram procura de habitação em Portugal
Da Europa ou de outros cantos do mundo para Portugal. São muitos os estrangeiros que chegam todos os anos ao nosso país com a intenção de comprar ou arrendar casa, procurando melhorar a sua qualidade de vida ou um investimento rentável. E embora haja menos incentivos fiscais disponíveis para esse perfil de clientes do setor imobiliário, é quem vive fora das fronteiras europeias que tem maior interesse em fazer as malas e passar a ter uma residência em Portugal, revelam os dados mais recentes do idealista/data.
Nova Zelândia flexibiliza vistos gold para atrair investimento
Ao contrário de Portugal e da vizinha Espanha, a Nova Zelândia irá flexibilizar os requisitos para a obtenção dos vistos gold com o objetivo de atrair investimentos multimilionários para o país da Oceânia.