
Os melhores sistemas de metro nas capitais europeias são...
As redes de transportes desempenham um papel crucial no aumento da produtividade, na melhoria da mobilidade das pessoas e na expansão do acesso a uma força de trabalho maior. Além disso, o investimento em sistemas de metro está ligado ao aumento do investimento direto estrangeiro. Estes investimentos aumentam a atratividade de uma cidade, melhorando a velocidade e a acessibilidade das viagens. De acordo com os dados do Bounce, estas são as redes metropolitanas mais proeminentes da Europa – Lisboa está no Top 10.

Expansão do Metro para Alcântara no prazo é "materialmente impossível"
A expansão da rede do Metro de Lisboa até Alcântara é um dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas será "materialmente impossível" concluir até final de 2026, disse esta quarta-feira (24 de julho de 2024) o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR (CNA-PRR), Pedro Dominguinhos.

Metro de Lisboa devolve mais de 30 casas às famílias em setembro
Os moradores da Travessa do Pasteleiro, em Santos, que tiveram de desocupar as suas casas há mais de um ano devido às obras do Metro de Lisboa, só vão poder regressar no final de setembro, disse a empresa esta segunda-feira, dia 13 de maio.

Casas novas perto do Metro para uma vida com mobilidade e conforto
As cidades de Lisboa e Porto distinguem-se do resto do país por diversos fatores, entre eles a mobilidade.

Metro de Lisboa: TdC dá visto prévio a prolongamento da Linha Vermelha
O prolongamento da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa recebeu visto prévio do Tribunal de Contas (TdC), mas a obra terá de aguardar a decisão de uma ação judicial interposta por um concorrente do concurso.

Linha Violeta do Metro de Lisboa ligará Loures e Odivelas em 2026
O concurso público para a construção da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa foi lançado. O metro ligeiro de superfície entre Odivelas e Loures deverá estar operacional em 2026 e custará 527 milhões de euros.

PRR: IHRU, Metro e IP são os maiores beneficiários de financiamento
O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), o Metropolitano de Lisboa e a Infraestruturas de Portugal (IP) são, atualmente, os maiores beneficiários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com mais de 2.000 milhões de euros de financiamento.

Metro de Lisboa adia expropriações para expansão da linha vermelha
O Metropolitano de Lisboa adiou o arranque das ocupações temporárias e expropriações, necessárias para concretizar o prolongamento da linha Vermelha, de São Sebastião até Alcântara, mas mantém as negociações com os moradores.

Metro de Lisboa: nova linha circular adiada para fevereiro de 2025
A abertura da nova linha circular do Metropolitano de Lisboa deve ser adiada de outubro de 2024 para fevereiro de 2025, devido a atrasos de mais de 30 meses no curso das obras.

Metro de Lisboa e do Porto: obras vão derrapar 500 milhões de euros
O secretário de Estado da Mobilidade Urbana admite que as obras no metro de Lisboa e do Porto poderão ter uma derrapagem superior a 500 milhões de euros, mas assegura que os custos adicionais “vão ser cobertos”.
“Neste conjunto de mil e 700 milhões de euros, nós estamos a falar de um número final q

Obras em Lisboa: câmara cria plano de contingência para a mobilidade
A Câmara Municipal de Lisboa vai criar um plano de contingência para responder aos impactos na mobilidade causados pelas obras que decorrem na cidade, foi divulgado esta quinta-feira (4 de maio de 2023). A criação do plano decorre de uma proposta apresentada pelo BE e que foi aprovada na quarta-feira em reunião da Câmara Municipal, por unanimidade.

Metro de Lisboa: estações da Estrela e Santos concluídas em 2024
O túnel do metropolitano de Lisboa fez esta terça-feira (dia 28 de fevereiro) a ligação entre as futuras estações da Estrela e de Santos, com o final das escavações, num total de cerca de 1.300 metros, no âmbito da nova linha Circular.
Na presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte

PRR: habitação preocupa e nova linha de metro está em estado crítico
A Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (CNA-PRR) identificou 15 investimentos em estado preocupante ou crítico, entre os quais se destacam os investimentos em habitação, em empresas, florestas e no que diz respeito à digitalização na educação. O investimento no metro ligeiro de superfície Loures-Odivelas, em Lisboa, está mesmo em estado crítico. Por detrás do atual estado dos investimentos previstos no PRR estão fatores como os atrasos nas candidaturas ou mesmo metas demasiado ambiciosas.

Metro de Lisboa: nova Linha Violeta vai ligar Loures a Odivelas
O Metro de Lisboa vai expandir-se. A nova Linha Violeta, prevista para final de 2025, irá ligar, à superfície, os concelhos de Loures e Odivelas. Terá um total de 19 estações e cerca de 13 km de extensão, num investimento que deverá rondar os 250 milhões de euros.

Obras no Metro de Lisboa: ruídos incomodam moradores na Estrela
As obras de prolongamento do Metro de Lisboa estão em curso e não têm deixado a população da capital indiferente. A nova linha circular, que irá ligar o Rato ao Cais do Sodré, vai criar duas novas estações de metro: uma em Santos e outra na Estrela. Mas os moradores da Estrela estão indignados com o barulho das obras durante a madrugada e queixam-se de que não conseguem dormir, embora vejam vantagens em ter o metro na sua zona.

Obras do Metro de Lisboa levam à ocupação de imóveis particulares
As obras de prolongamento das linhas Amarela e Verde do Metro de Lisboa vão levar à ocupação, durante 16 meses, de alguns imóveis na Travessa do Pasteleiro que serão alvo de intervenções de reforço estrutural suportadas pela transportadora.

Estação do metro de Campo de Ourique no Jardim da Parada gera polémica
Os arquitetos paisagistas enviaram uma carta aberta ao presidente da Câmara de Lisboa pedindo a alteração da localização da estação do metro de Campo de Ourique, no âmbito do prolongamento da linha Vermelha, prevista para o jardim da Parada. Com um investimento de 304 milhões de euros no Plano

Extensão do metro de São Sebastião até Alcântara com luz verde
O projeto de expansão do metro de Lisboa tem sido alvo de duras críticas por parte dos moradores das freguesias de Campo de Ourique e na Estrela que estão preocupados com os impactos gerados pelas obras. Mas o projeto que vai prolongar a linha vermelha de São Sebastião até Alcântara já teve luz verde por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), embora com algumas condicionantes. Este é um passo fundamental para que a obra avance.

Obras do Metro de Lisboa obrigam proprietários a sair de casa
Os proprietários das frações que vão ser ocupadas temporariamente, devido às obras do metro na Estrela, em Lisboa, vão ser indemnizados e não expropriados e tudo se faz por “motivos de segurança”, garantiu o ministro do Ambiente e Ação Climática. De acordo com o governante, é “absolut

Metro de Lisboa: assinados contratos para prolongar linha vermelha e expandir até Loures
O Metropolitano de Lisboa e a estrutura Recuperar Portugal já assinaram os contratos para financiar a linha vermelha até Alcântara e o metro ligeiro de superfície Odivelas/Loures, com 554 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).O anúncio da celebração dos contratos de financiame

Estação do metro de Arroios abre quatro anos depois de fechar
A estação de metro de Arroios, em Lisboa, abre esta terça-feira (14 de setembro de 2021), quatro anos depois do seu encerramento para obras de ampliação do cais, de forma a receber composições com seis carruagens, anunciou o Metropolitano de Lisboa.

Tecnoplano vai fiscalizar obras da nova Linha Circular do Metro de Lisboa
A empreitada de expansão do Metropolitano de Lisboa, que compreende o prolongamento da estação Rato (da linha Amarela) à estação Cais do Sodré (da linha Verde) com duas novas estações, Estrela e Santos, - a chamada Linha Circular - vai ser fiscalizada pela Tecnoplano, empresa portuguesa de consultoria e gestão de projetos de engenharia. A empresa concorreu em consórcio com a Consulgal e "ganhou" o contrato no valor de 4,98 milhões.

Metro de Lisboa: adjudicada segunda empreitada de expansão da rede por 73,5 milhões
O Metropolitano de Lisboa anunciou a adjudicação da segunda empreitada do plano de expansão da rede para o prolongamento das linhas Amarela e Verde, num investimento de 73,5 milhões de euros que aguarda visto do Tribunal de Contas. A empreitada adjudicada prevê a “execução dos toscos entre a estação Santos e o término da estação Cais do Sodré”.

Prazo para propostas de dois novos viadutos do Metro de Lisboa prorrogado até setembro
O prazo de entrega das propostas relativas à construção de dois novos viadutos integrados na expansão da rede do Metropolitano de Lisboa foi prorrogado até 03 de setembro de 2020. A empresa explica que a prorrogação ocorreu a pedido dos concorrentes, sendo que a data limite para a entrega de propostas terminava na passada sexta-feira, dia 21 de agosto de 2020.

Autarquias de Lisboa, Oeiras e Loures aprovam protocolo para estudar metro de superfície
As autarquias de Lisboa, Oeiras e Loures aprovaram o protocolo de cooperação que visa dar início aos estudos de viabilidade do projeto do metro de superfície que ligará estes municípios. Esta proposta para a elaboração dos estudos de viabilidade do projeto terá, nesta fase, um custo total de cerca de 3,3 milhões de euros.